PROGRAMA DE PROMOÇÃO À PERMANÊNCIA: PERFIL DOS DISCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.4044

Palavras-chave:

Programa, Educação profissional, Política Pública, Assistência Estudantil

Resumo

Este artigo apresenta resultados preliminares de estudo que analisa o perfil socioeconômico dos discentes contemplados pelo Programa de Promoção à Permanência do Instituto Federal de Brasília no exercício de 2014. O Programa de Promoção à Permanência faz parte da Política de Assistência Estudantil regulamentada em 2014, tendo como base o Programa Nacional de Assistência Estudantil do Governo Federal. Utilizou-se como metodologia o estudo de caso exploratório descritivo de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio de dados secundários da base existente na Coordenação de Assistência Estudantil e Inclusão Social e foram analisados por meio de estatística descritiva. Como prévia, os resultados apontaram que 64,53% dos discentes contemplados pelo programa estavam desempregados. Levando em consideração que a maioria dos discentes cursou o nível médio e está na faixa etária superior a 18 anos de idade denota-se que há um percentual elevado de discentes fora do mercado de trabalho e em busca de capacitação, o que ratifica serem beneficiados por este Programa que auxilia na permanência no curso. Desta forma, tendo em vista o perfil dos contemplados pelo programa infere-se que o benefício ofertado equivale a um auxílio importante em detrimento às condições socioeconômicas dos discentes, o que de fato auxilia em sua permanência e conclusão no curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisangela Marcia Cruz dos Reis, Universidade de Brasília - UNB

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (1999) com especialização em Gestão Pública pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin (2011) e Mestranda pela Universidade de Brasília.

Andrea de Oliveira Gonçalves, Universidade de Brasília

Possui doutorado em Integracao da América Latina (área - Estado e Sociedade) pela Universidade de São Paulo - USP (2005); mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1999) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Vale do Rio Doce (1993). Atualmente é professora adjunta na Universidade de Brasília - UnB; no Programa de Pós Graduação em Gestão Pública; consultora ad hoc do Ministério da Educação. É membro integrado do Centro de Administração Pública e Políticas Públicas (CAPP), da Universidade de Lisboa. Tem experiência em Administração, com ênfase em Organizações Públicas, com atuação em gestão participativa, administração pública, monitoramento e avaliação de políticas públicas de saúde; gestão de serviços públicos.

Referências

ABRAMOVAY, M.; CASTRO, M. G.; PINHEIRO, L. de C.; LIMA, F. de S.; & MARTINELLI, C. da C. (2002). Juventude, violência e vulnerabilidade social na América Latina: desafios para políticas públicas. Brasília: UNESCO/BID.

ARAÚJO. F. S. de; BEZERRA, J. C. B. (2007, agosto). Tendências da política de assistência ao estudante no contexto da reforma universitária brasileira. III Jornada Internacional de Políticas Públicas. Universidade Federal do Maranhão. Recuperado em 2 julho, 2015, de http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinppIII/html/Trabalhos/EixoTematicoA/cff899684c7ef149b573Fabr%C3%ADcia%20Silva%20de%20Ara%C3%BAjo.pdf

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (1988). Recuperado em 6 dezembro, 2014, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm

Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010 (2010). Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Recuperado em 3 outubro, 2014, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7234.htm

GIL, Antonio Carlos (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas.

IFB [Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília]. Estatuto do IFB. Recuperado em 3 outubro, 2014, de https://www.ifb.edu.br/attachments/007_201032010421150estatuto_ifb_aprovadao_e_enviado_ao_mec_agosto_2009.pdf

_____. Resolução nº 014/2014/CS-IFB (2014, maio). Aprova a Política de Assistência Estudantil (PAE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília. Recuperado em 3 outubro, 2014, de https://www.ifb.edu.br/attachments/article/6397/Resolu%C3%A7%C3%A3o_014_Aprova%20a%20Pol%C3%ADtica%20e%20Assist%C3%AAncia%20Estudantil%20do%20IFBpdf.pdf

Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Recuperado em 3 outubro, 2014, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l9394.htm

Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008 (2008). Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Recuperado em 3 outubro, 2014, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm

MARCONI, M. de A.? LAKATOS, E. M. (2003). Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas.

Ministério da Educação, Brasil. (2007). O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas - PDE. Brasília, 2007. (Caderno de divulgação das razões, princípios e programas do PDE.)

_____ (2007). Portaria Normativa nº 39, de 12 de dezembro de 2007. Institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Recuperado em 3 outubro, 2014, de http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pnaes.pdf

REIS, A. S. dos. Breve história da legislação educacional no Brasil. Recuperado em 1 julho, 2015, de www.cefetsp.br/edu/eja/historia_legislacao_brasil.doc

SCHLITHLER, A. C. B.; CERON, M.; GONÇALVES, D. A. (s.d.). Famílias em situação de vulnerabilidade ou risco psicossocial (Módulo Psicossocial, pp. 45-69). Especialização em Saúde da Família. UNA-SUS/UNIFESP. Recuperado em 5 julho, 2015, de http://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/1/modulo_psicossocial/Unidade_18.pdf.

SILVEIRA, M. M. da (2012). A assistência estudantil no Ensino Superior: uma análise sobre as políticas de permanência das universidades federais brasileiras. Dissertação de mestrado, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil. Recuperado em 5 julho, 2015, de http://antares.ucpel.tche.br/mps/dissertacoes/Mestrado/2012/Disserta%E7%E3o_MiriamSilveira.pdf

SILVESTRE, A. L. Análise de dados e estatística descritiva. Lisboa: Escolar, 2007.

VASCONCELOS, N. B. (2010). Programa nacional de assistência estudantil: uma análise da evolução da assistência estudantil ao longo da história da Educação Superior no Brasil. Revista da Católica, 2(3), 399-411.

YIN, R. K. (2010) Estudo de caso: planejamento e métodos (4a ed.). (D. Grassi, Trad.). Porto Alegre: Bookman. (Obra original publicada em 1984).

Downloads

Publicado

23/09/2018

Como Citar

Reis, E. M. C. dos, & Gonçalves, A. de O. (2018). PROGRAMA DE PROMOÇÃO À PERMANÊNCIA: PERFIL DOS DISCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA. HOLOS, 3, 379–394. https://doi.org/10.15628/holos.2018.4044

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.