MÉTODOS GEOESTATÍSTICOS APLICADOS À MODELAGEM GEOMETALÚRGICA

Autores

  • Mara Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Aline Mendonça Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • João Felipe Coimbra Leite Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3727

Palavras-chave:

Geometalurgia, geoestatística, modelagem, rotas de processo

Resumo

Diversos fatores interferem na eficiência do processamento mineral e seu correto entendimento melhora a performance operacional das plantas de beneficiamento. A geometalurgia tem se tornado uma ferramenta importante nesse cenário, pois o conhecimento das propriedades da rocha – como teor, associação mineralógica, dureza da rocha, composição química – e das variáveis de processo – recuperação mássica, consumo de energia – possibilitam uma análise econômica mais acurada do processo, melhoria no prognóstico do planejamento de lavra e na avaliação dos riscos do projeto. Além disso, ao identificar a distribuição espacial do material lavrado, é possível otimizar o desempenho da planta de beneficiamento, diminuindo o impacto causado pelas diferenças na qualidade do material a ser processado. A modelagem por métodos geoestatísticos das variáveis metalúrgicas e de processo é aplicada para aumentar a previsibilidade do material enviado para o tratamento e para o melhor direcionamento das rotas de processo. Este estudo consiste na modelagem geoestatística dos litotipos da jazida – inserida no mais importante distrito zincífero do Brasil – que impactam no processo mineral e no planejamento mineiro do empreendimento. A metodologia utilizada para esta modelagem consiste em definir, inicialmente, os parâmetros de relevância para o projeto e dividi-los em categorias de acordo com a similitude e conectividade espacial para que, desta maneira, seja possível elaborar os modelos multivariáveis. O resultado mostra a distribuição destes parâmetros ao longo da jazida permitindo a otimização as rotas de processo referentes ao tratamento do material lavrado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mara Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Geóloga, especialista em sistemas mínero-metalúrgicos, mestranda em geometalurgia.

Departamento de engenharia de minas - Demin.

Aline Mendonça, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em geometalurgia/geoestatística.

Departamento de engenharia de minas - Demin - UFRGS

João Felipe Coimbra Leite Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

PhD, Msc, engenheiro de minas.

Departamento de engenharia de minas - Demin - UFRGS

Referências

BENISCELI, J. Geometallurgy – Fifeen Years of Developments in Codelco: Pedro Carrasco Contributions. In: The First AUSIMM International Geometallurgy Conference; 5-7 September. Brisbane, QLD, AUS. 2011.

LEMOS, M.G. Caracterização geológica e tecnológica do minério de zinco do extremo norte da mina de Vazante, Minas Gerais, MG. Campinas, 2011. Dissertação de mestrado - Instituto de Geociências – Universidade Estadual de Campinas, 2011.

LEMOS, M.G. et al. Aplicação da Geometalurgia nos Processos Produtivos Votorantim Metais. Relatório interno Votorantim Metais, Tecnologia Zinco, Unidade Vazante. 2013.

GOOVAERTS, P. Geostatistics for Natural Resources Evaluation. New York: Oxford University Press; 1997. 483 p.

Downloads

Publicado

24/12/2015

Como Citar

Vieira, M., Mendonça, A., & Costa, J. F. C. L. (2015). MÉTODOS GEOESTATÍSTICOS APLICADOS À MODELAGEM GEOMETALÚRGICA. HOLOS, 7, 65–71. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3727

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.