PLANO DIRETOR E OS INSTRUMENTOS DE PROMOÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: o caso do município de Currais Novos-RN

Autores

  • Karla Dayane Bezerra Cruz UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • FAGNER FARIAS DE LIMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • PETTERSON JOSÉ DOS SANTOS DANTAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.3275

Palavras-chave:

Plano Diretor, IPTU, Função Social da propriedade urbana, Parcelamento e Desapropriação do solo.

Resumo

O desenvolvimento urbano das cidades brasileiras aconteceu de forma desordenada trazendo um aumento no número de pessoas e desorganização nos centros urbanos, e assim começaram a surgir problemas sociais como a ausência de moradia, a falta de infraestrutura e ineficiência de aparelhos comunitários de modo geral. É então nesse momento que o princípio constitucional da função social da propriedade urbana, ganha importância para o desenvolvimento do Brasil. Em função disso, o Poder Legislativo esforçou-se para regulamentar os instrumentos constitucionais de efetivação da função social da propriedade urbana, contemplados pela Constituição Federal, que tratam, respectivamente, do parcelamento ou edificação compulsórios, imposto predial e territorial urbano progressivo no tempo e desapropriação com pagamento em títulos da dívida pública. O estudo surgiu com o problema de pesquisa de como os instrumentos de interesse social existentes no Estatuto da Cidade têm contribuído para o cumprimento da função social da propriedade urbana, impedindo a existência de imóveis inutilizados ou subutilizados no município de Currais Novos-RN, sendo assim, o objetivo geral foi identificar de que forma esses instrumentos tem contribuído para o cumprimento da função social. As teorias estudadas foram a Constituição Federal, o Estatuto da Cidade, e o Plano Diretor do município de Currais Novos, Lei complementar nº. 08 de 1º de novembro de 2007, e a metodologia aplicada aconteceu por meio de entrevistas e questionários com dois secretários do município e três servidores. Por fim, conseguiu-se obter resultados que ajudaram a entender os instrumentos constitucionais como também, o objetivo da função social da propriedade urbana para o desenvolvimento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Dayane Bezerra Cruz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE TECNOLOGIA

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

FAGNER FARIAS DE LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

PNAP/CAPES/UAB

PETTERSON JOSÉ DOS SANTOS DANTAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

PNAP/CAPES/UAB

Referências

BASSUL, José Roberto. Estatuto da Cidade: a construção de uma lei. In: CARVALHO, Celso Santos; ROSSBACH, Ana Claudia (coord.). O Estatuto da cidade: comentado. São Paulo: Ministério das Cidades, 2010. p. 71-88.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm>. Acesso em: 25 mar. 2011.

BRASIL. Código Tributário Nacional. Brasília, DF, 1966. Disponível em: <http://www.recei ta.fazenda.gov.br/legislacao/codtributnaci/ctn.htm>. Acesso em: 05 nov. 2011.

BRASIL. Lei n° 10.257, de 10 de julho de 2001 (Estatuto das Cidades). Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 11 jul. 2001. Seção 1, p. 1.

CARVALHO, Celso Santos; ROSSBACH, Ana Claudia (org.). O Estatuto da cidade: comentado. São Paulo: Ministério das Cidades, 2010.

CURRAIS NOVOS. Lei Complementar n° 08, de 01 de novembro de 2007 (Plano Diretor Municipal). Poder Executivo, Currais Novos, RN, 01 nov. 2007.

FERNANDES, Edesio. Estatuto da Cidade e a Ordem Jurídico-Urbanística. In: CARVALHO, Celso Santos; ROSSBACH, Anaclaudia (coord.). O Estatuto da cidade: comentado. São Paulo : Ministério das Cidades, 2010. p. 55-70.

ROCHA, João Marcelo. Direito tributário. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora Ferreira, 2008.

SANT’ANA, Ana Maria de. Plano Diretor Municipal. São Paulo: Liv. e Ed. Universitária de Direito, 2006.

SILVA, José Afonso da. Direito urbanístico brasileiro. 3. ed. São Paulo: Malheiros, 2000.

SILVA, Carlos Henrique Dantas da. Plano Diretor: teoria e prática. São Paulo: Saraiva, 2008.

TOMÁS, Lívia Rodrigues. Adequação do plano diretor ao estatuto da cidade: uma proposta em discussão. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2005.

Downloads

Publicado

23/12/2019

Como Citar

Bezerra Cruz, K. D., LIMA, F. F. D., & DANTAS, P. J. D. S. (2019). PLANO DIRETOR E OS INSTRUMENTOS DE PROMOÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: o caso do município de Currais Novos-RN. HOLOS, 2, 1–16. https://doi.org/10.15628/holos.2019.3275

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.