POSSIBILIDADES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS PARA O TRATO COM A LEI Nº 10.639/03 NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.2891

Palavras-chave:

cultura corporal, escola, relações étnico-raciais.

Resumo

O presente texto confronta a historicidade da Educação Física no Brasil com a Lei nº 10.639/03 (que obriga a história e a cultura afro-brasileira nos currículos das escolas de ensino fundamental e médio), buscando situar este componente curricular da educação básica na difusão e implementação da referida lei. O objetivo é propiciar discussões para a compreensão de um país culturalmente plural e de uma escola historicamente influenciada por projetos e práticas etnocêntricas. Em outro ponto sugere refletir sobre a importância de se combater toda forma de discriminação e desigualdade na escola e fora dela. Como trabalhar os temas da Cultura Corporal, transitando por uma educação étnico-racial é o que sugere o trabalho, além de analisar possibilidades didático-metodológicas que podem levar o sujeito a reconhecer o valor civilizatório da cultura africana e afro-brasileira.

 

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Biografia do Autor

Analia de Jesus Moreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA

Professora Adjunta do Centro de Formação de Professores da Universidade federal do 
Recôncavo da Bahia. graduada em Educação Física, Mesra e Doutora em Educação.

Maria Cecília de Paula Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

PROFESSORA E PESQUISADORA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. GRADUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, MESRA E DOUTORA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

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Publicado

09/02/2018

Como Citar

Moreira, A. de J., & Silva, M. C. de P. (2018). POSSIBILIDADES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS PARA O TRATO COM A LEI Nº 10.639/03 NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL. HOLOS, 1, 193–200. https://doi.org/10.15628/holos.2018.2891

Edição

Seção

ARTIGOS

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