O ENSINO DA TRANSITIVIDADE VERBAL NO NÍVEL MÉDIO: UMA PROPOSTA CENTRADA NO USO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.2676

Palavras-chave:

Ensino, Transitividade Verbal, Linguística Funcional Centrada no Uso

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de trabalho voltada para o nível médio, com o objetivo geral de promover o ensino-aprendizagem da transitividade verbal sob uma perspectiva da Linguística Centrada no Uso. Para desenvolver esta proposta, faz-se necessário o suporte teórico da Linguística Funcional Centrada no Uso – LFCU, um novo modelo teórico-metodológico, que absorve princípios, processos e categorias integrantes da linguística funcional norte-americana e da linguística cognitiva. Para a LFCU, a transitividade não implica uma dicotomia (transitivo x intransitivo), pois é um fenômeno gradiente, que diz respeito à gramática da oração como um todo e não apenas ao verbo. Quanto à metodologia, o tema será apresentado aos alunos pelo professor, em aula expositiva dialogada que utilizará exemplos extraídos de textos reais, escritos e/ou falados. Em seguida, os alunos realizarão, com a assistência do professor, a partir de texto(s) por este proposto(s), atividade individual em sala, com o intuito de identificar e analisar as orações transitivas presentes nesse(s) texto(s). Depois os alunos realizarão, a título de avaliação, uma segunda atividade, semelhante à primeira, desta vez em duplas, sem o auxílio do professor e sem consulta a qualquer material. Para fechar o estudo do tema, professor e alunos sistematizarão as descobertas feitas a partir das atividades, atentando para cada um dos objetivos específicos apresentados inicialmente.

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Biografia do Autor

Sheyla Patricia Trindade da Silva Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998) e mestrado em Letras pela mesma Universidade (2003), desenvolvido na área de Linguística. Tem experiência no ensino de Língua Portuguesa nos níveis fundamental, médio e superior. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, na disciplina de Língua Portuguesa, e aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFRN.

Maria Angélica Furtado da Cunha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora titular de Linguística da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília (1978) e bacharelado e licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975/6). Fez dois estágios de pós-doutorado na University of California, Santa Barbara, e um na Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Funcional, atuando principalmente nos seguintes temas: gramaticalização, transitividade, gramática de construções, estrutura argumental e ensino de gramática.

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Publicado

20/04/2016

Como Citar

Costa, S. P. T. da S., & Furtado da Cunha, M. A. (2016). O ENSINO DA TRANSITIVIDADE VERBAL NO NÍVEL MÉDIO: UMA PROPOSTA CENTRADA NO USO. HOLOS, 2, 271–280. https://doi.org/10.15628/holos.2016.2676

Edição

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ARTIGOS

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