O LIVRO DIDÁTICO E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Eulália Raquel Gusmão de Carvalho Neto

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.2602

Palavras-chave:

Educação escolar, Teorias pedagógicas, Livro didático

Resumo

 

Este artigo tem por objetivo discutir a relação entre as teorias pedagógicas e os materiais escolares, em particular o livro didático. Fundamenta-se nas teorias que enfocam o ensino a partir de uma visão dialética e histórico-antropológica. Reflete sobre as contribuições históricas, sociológicas, filosóficas e psicológicas que articuladas constroem um campo de saber no qual floresce o fazer pedagógico. Considera que as teorias pedagógicas influenciam o livro didático com implicações que determinam sua estruturação metodológica e conceitual. Destaca a importância de o professor posicionar-se diante dos fundamentos educacionais e de suas implicações no processo de escolha do livro didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eulália Raquel Gusmão de Carvalho Neto

Formada em Pedagogia pela UFRN, Mestrado e Doutorado em Educação pela UFRN, Professora de Didática e Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação nos cursos de Licenciatura oferecidos pelo IFRN.

Referências

Referências

BITTENCOURT, Circe (Org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997. (Coleção Repensando o Ensino.)

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é o método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1981.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999.

CAÑELLAS, Antoni J. Calom; CUBERO, Luis Núñez. Teoría de la educación. Madrid: Síntesis educación, 2001.

CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. Rio de janeiro: Vozes, 1983.

CARREÑO, Miryam (Ed.) et al. Teorías e instituciones contemporáneas de educación. Madrid: Síntesis educación, 2000.

DEWEY, John. Vida e educação. 10. ed., São Paulo: Melhoramentos, 1978.

DEWEY, John. Democracia e educação. 4. ed., São Paulo: Companhia editora nacional, 1979.

ECO, Umberto. Mentiras que parecem verdade. São Paulo: Dummus, 1980.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e pratica da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.

GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez, 2003.

GHIRALDELLI, Paulo Jr. Didática e teorias educacionais. Rio de janeiro: DPA, 2002.

LAJOLO, Marisa. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Disponível em:

http://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1033/935 Acesso em 16 de jan. 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1989.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.

NEMI, Ana Lúcia. Didática da história: o tempo vivido: uma outra história? São Paulo: FDT, 1996

PENTEADO, Heloísa D.. Metodologia do ensino de história e geografia. São Paulo: Cortez, 1992.

POZO, Juan Ignácio. Aprendizes e mestres. Porto Alegre: ArtMed, 2001.

SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. São Paulo, Cortez, 1984.

SEVERINO, Antonio Joaquim. A concepção filosófica do educar e a construção da filosofia da educação. In.: ROCHA, Dorothy (Org.). Filosofia da educação: diferentes abordagens. Campinas, SP: Papirus, 2004.

SKINNER, Burrhus Frederic. Ciência e comportamento humano. São Paulo: EDART., 1974.

SNYDERS, Georges. A alegria na escola. São Paulo: Manole, 1988.

VEIGA, Ilma Passos A. A prática pedagógica do professor de didática. Campinas, SP: Papirus, 1994.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. 4 ed., São Paulo : Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

11/12/2015

Como Citar

Gusmão de Carvalho Neto, E. R. (2015). O LIVRO DIDÁTICO E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS. HOLOS, 6, 402–414. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2602

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.