CORPO, CINEMA E EDUCAÇÃO: CARTOGRAFIAS DO VER

Autores

  • Avelino Aldo de Lima Neto IFRN
  • Terezinha Petrucia de Nóbrega UFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.2530

Palavras-chave:

pesquisa, imagem, cinema, corpo, Educação.

Resumo

A pesquisa em Educação encontra no cinema um novo campo de exploração investigativa. Ademais, quando o objeto de interesse relaciona-se ao corpo e suas diversas nuances – pedagógicas, culturais, sociais, históricas, filosóficas – tem-se, nas películas, uma possibilidade privilegiada de alargar a experiência do pensamento. No presente trabalho, fundamentando-se na obra do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, partimos do pressuposto de que os estatutos das imagens cinematográficas, no universo da pesquisa, precisam ser vislumbrados de outro modo: não como meras estratégias metodológicas, mas como linguagem indireta que faz o pesquisador ver e pensar de outro modo. O presente texto, inspirado nesse pressuposto, configura-se em um percurso assim traçado: o corpo e a visão na filosofia de Merleau-Ponty, que nos permite interrogar o modo como nos dirigimos às imagens e ao mundo da visibilidade, ao visível e ao invisível do que vemos. Essa inspiração primeira nos conduz a nuances epistemológicas e ontológicas que circundam as relações entre o corpo e o cinema. Nosso norte é o texto O cinema e a nova psicologia, cuja leitura impregna nosso olhar sobre o real e o imaginário. Posteriormente, apresentamos um exemplo de como um outro tratamento das imagens é possível. Por fim, à guisa de conclusão, elencamos algumas implicações destas percepções para as investigações no campo da Educação.

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Biografia do Autor

Avelino Aldo de Lima Neto, IFRN

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Graduado em Filosofia pelo Instituto Salesiano de Filosofia (2008). Mestre em Filosofia pela UFRN (2011) e Doutorando em Ciências da Educação pela UFRN/Université Paul Valéry - Montpellier III. Interessa-se principalmente por estudos em Ética e Filosofia da Educação. Atualmente, desenvolve atividades de pesquisa cujo foco se circunscreve nas interfaces entre corpo, subjetivação e educação, com base no instrumental teórico advindo dos pensamentos de Michel Foucault e Merleau-Ponty. Deste foco, desdobram-se temas como cuidado de si, estética, relações de poder e filosofias do corpo. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3231870235953025

Terezinha Petrucia de Nóbrega, UFRN

Possui graduação em Educação Física (1989) e em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995). Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995) e doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Realização de estágio Pós-Doutoral na Puc/São Paulo (março a agosto de 2009), na área de filosofia e na Université de Montpelllier (II e III), no período de agosto de 2009 a fevereiro de 2010, nas áreas de Filosofia, Educação e Educação Física. Professora Convidada da Université de Montpellier, Institut de Formation de Maîtres (2011). Atualmente é professora associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência nas áreas de Educação Física e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, corporeidade, estética, fenomenologia, epistemologia, educação física e ciências humanas. 

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Publicado

17/12/2014

Como Citar

Lima Neto, A. A. de, & Nóbrega, T. P. de. (2014). CORPO, CINEMA E EDUCAÇÃO: CARTOGRAFIAS DO VER. HOLOS, 5, 81–97. https://doi.org/10.15628/holos.2014.2530

Edição

Seção

ARTIGOS

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