PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO: ESTUDO DE CASO DA FINOBRASA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2015.2528Palavras-chave:
Formação da estratégia, dimensões da estratégia, internacionalizaçãoResumo
O presente artigo circunscreve a respeito da Finobrasa Agroindustrial S/A, uma empresa do Grupo Vicunha. Considerada, atualmente, a segunda maior exportadora de frutas do Rio Grande do Norte, a Finobrasa produz mais de 2 milhões de caixas de manga por ano. O objetivo principal é compreender o processo de formação e desenvolvimento das estratégias de internacionalização da empresa. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, amparado pelos preceitos teóricos no tocante a formação de estratégia, sob a metodologia de caráter exploratório-descritivo, de natureza qualitativa (VERGARA, 2009; YIN, 2005). Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário semiestruturado e entrevista respondida por um representante da empresa. Evidenciou-se a convergência entre a teoria disposta sobre as dimensões da estratégia - quais sejam: processo, conteúdo e contexto (DEWIT; MEYER, 2004; PETTIGREW, 1987) - com diversos aspectos práticos, desenvolvidos no cenário real.
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