O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.2468

Palavras-chave:

formação de professores, educação física, educação especial, saberes docentes

Resumo

Esta investigação objetivou analisar o processo de construção dos saberes docentes de professores de Educação Física atuantes em escolas de Educação Especial. O estudo caracterizou-se como qualitativo descritivo e estudo de casos múltiplos. O instrumento para a coleta de informações foi uma entrevista semiestruturada, realizada com três professores de Educação Física. A interpretação das informações foi à análise de conteúdo. Concluiu-se que: a) A formação inicial dos professores estudados não ofereceu subsídios suficientes para a atuação em escolas de Educação Especial; b) A prática diária nas aulas contribuiu para a construção dos saberes docentes; c) Apenas um professor investe na sua formação continuada; e, d) Os professores aprenderam a docência com os alunos com deficiência a partir de seus saberes experienciais.

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Biografia do Autor

Veronica Jocasta Casarotto, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Educação Física (UFSM);Fisioterapeuta (UNIFRA);Especialista em Educação Física Escolar (UFSM); Especialista em Educação Física Infantil e Anos Iniciais (UFSM); Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (UFSM). Mestranda do Programa de Pós Graduação em Gerontologia Biomédica - PUCRS



Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação do CE/UFSM; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD/UFSM); Professor Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física - GEPEF (UFSM).

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Publicado

09/05/2017

Como Citar

Casarotto, V. J., & Krug, H. N. (2017). O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. HOLOS, 8, 366–378. https://doi.org/10.15628/holos.2016.2468

Edição

Seção

ARTIGOS

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