SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS NO IFRN – CAMPUS NATAL CENTRAL

Autores

  • Marli de Fátima Ferraz da Silva Tacconi IFRN Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação – Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Izabel Cristina Silva de Almeida IFRN Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação – Instituto Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.2292

Palavras-chave:

Satisfação, motivação, endomarketing, cluster

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar os aspectos da satisfação e motivação dos funcionários técnicos administrativos do IFRN Campus Natal Central. Pois se considerando a importância social do setor publico no país, deve-se promover estudos que visem avaliar os aspectos motivacionais que reforçem a satisfação do funcionário, visto que a qualidade no atendimento ao público externo tende a estar ligado à satisfação desse publico para com a organização. Dessa forma, foi realizado um estudo de caráter exploratório e descritivo, do tipo estudo de caso e abordagem quantitativa. A população desta pesquisa foi formada pelos servidores técnico-administrativos do IFRN Campus Natal-Central, no qual se coletaram 136 questionários, atendendo ao critério de amostra probabilística. Os resultados apresentaram que as pessoas se sentem fortemente motivadas, evidenciando que a maioria deve gostar do trabalho que desenvolve. Esse mesmo resultado se confirma no nível de satisfação com o trabalho Isso demostra que a maioria dos servidores trabalham com o que gostam, promovendo uma forte relação e sentindo-se satisfeitos como o seu trabalho. A analise de Cluster demonstrou que pode ser possível diferenciar dois agrupamentos, que apresentam nível de satisfação e motivação diferenciados. Conclui-se que os funcionários menos motivados são os que possuem mais tempo de serviço e que percebem o seu trabalho com menor nível de importância. Essa informação sugere uma urgência em destacar a importância do sentido do trabalho para esses profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marli de Fátima Ferraz da Silva Tacconi, IFRN Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação – Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Departamento de Informática e Gestão do IFRN Natal Central. Conselheira do Conselho Regional de Administração - CRA/RN. Administradora, Mestre em Administração da Produção e Doutora em Administração.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal; Centro Gráfico, 1988. 292 p.

BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing de A a Z: como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. São Paulo, Integrare Editora, 2010.

CARVALHO, Antonio Vieira de; NASCIMENTO, Luiz Paulo do. Administração de Recursos Humanos. Vol I. São Paulo: Pioneira, 2004.

COBRA, Marcos. Serviços: como construir valor para o cliente. São Paulo: Marcos Cobra, 2004.

________. Administração de Marketing no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Elservier, 2009.

CORRÊA, Tupâ G.; FREITAS, Sidinéia G. (Orgs.) Comunicação, marketing, cultura: sentidos da administração do trabalho e do consumo. São Paulo: ECA/USP, 1999.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas 2010.

KLIKSBERG, Bernardo. A gerência no final do século XX. Revista de Administração Pública. v. 27, n.2, p. 183-201, abr./jun., 1993.

KREJCIE, Robert V.; MORGAN, Daryle W. Determining sample size for research activities. Educational and Psychological Measurement, n. 30, p. 607-610, 1970.

LOVELOCK, Christopher; WRIGHT, Lauren. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2001.

MALHOTRA, Naresk K. Pesquisa de Marketing: Uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MENDES, Regina Stela Almeida Dias. Endomarketing como ferramenta de comunicação com o público interno. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2004. Disponível em: <http://www.endomarketing.com/diversos/artigo_publico_interno.pdf> Acesso em: 20 jun. 2013.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. 11. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2009.

SOUZA, Paulo Nathanael Pereira de. Educação e Desenvolvimento no Brasil. São Paulo: Integrare Editora, 2008.

WEISINGER, Hendrie. Inteligência Emocional no Trabalho, como aplicar os conceitos revolucionários da I.E. nas suas relações profissionais reduzido o estresse aumentando sua satisfação, eficiência e competitividade. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

Downloads

Publicado

01/10/2015

Como Citar

Tacconi, M. de F. F. da S., & Almeida, I. C. S. de. (2015). SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS NO IFRN – CAMPUS NATAL CENTRAL. HOLOS, 5, 367–378. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2292

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.