SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS NO IFRN – CAMPUS NATAL CENTRAL

Autores

  • Marli de Fátima Ferraz da Silva Tacconi IFRN Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação – Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Izabel Cristina Silva de Almeida IFRN Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação – Instituto Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.2292

Palavras-chave:

Satisfação, motivação, endomarketing, cluster

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar os aspectos da satisfação e motivação dos funcionários técnicos administrativos do IFRN Campus Natal Central. Pois se considerando a importância social do setor publico no país, deve-se promover estudos que visem avaliar os aspectos motivacionais que reforçem a satisfação do funcionário, visto que a qualidade no atendimento ao público externo tende a estar ligado à satisfação desse publico para com a organização. Dessa forma, foi realizado um estudo de caráter exploratório e descritivo, do tipo estudo de caso e abordagem quantitativa. A população desta pesquisa foi formada pelos servidores técnico-administrativos do IFRN Campus Natal-Central, no qual se coletaram 136 questionários, atendendo ao critério de amostra probabilística. Os resultados apresentaram que as pessoas se sentem fortemente motivadas, evidenciando que a maioria deve gostar do trabalho que desenvolve. Esse mesmo resultado se confirma no nível de satisfação com o trabalho Isso demostra que a maioria dos servidores trabalham com o que gostam, promovendo uma forte relação e sentindo-se satisfeitos como o seu trabalho. A analise de Cluster demonstrou que pode ser possível diferenciar dois agrupamentos, que apresentam nível de satisfação e motivação diferenciados. Conclui-se que os funcionários menos motivados são os que possuem mais tempo de serviço e que percebem o seu trabalho com menor nível de importância. Essa informação sugere uma urgência em destacar a importância do sentido do trabalho para esses profissionais.

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Biografia do Autor

Marli de Fátima Ferraz da Silva Tacconi, IFRN Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação – Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Departamento de Informática e Gestão do IFRN Natal Central. Conselheira do Conselho Regional de Administração - CRA/RN. Administradora, Mestre em Administração da Produção e Doutora em Administração.

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Publicado

01/10/2015

Como Citar

Tacconi, M. de F. F. da S., & Almeida, I. C. S. de. (2015). SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS NO IFRN – CAMPUS NATAL CENTRAL. HOLOS, 5, 367–378. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2292

Edição

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ARTIGOS

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