RECEPÇÃO “CALOUROSA”: CONHECIMENTOS, EXPECTATIVAS E OPINIÕES DE INGRESSANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Géssyca Mendes Lima
  • Tarine Araújo Alves
  • Monique Andrade Dias
  • Dieferson da Costa Estrela
  • Camila Gracyelle de Carvalho Lemes
  • Rhewter Nunes
  • Illana Reis Pereira
  • Karina Roterdanny Araújo dos Santos
  • Moana Lima Tavares
  • Guilherme Malafaia
  • André Luis da Silva Castro Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.1323

Resumo

Este estudo objetivou relatar de forma crítica e reflexiva a atividade de recepção dos ingressantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e avaliar seus conhecimentos, expectativas e opiniões. A recepção foi realizada no primeiro semestre letivo de 2012, por alunos do Programa de Educação Tutorial (PET), envolvendo alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Goiano – Câmpus Urutaí e ofereceu atividades diversas de caráter informativo, integrativo e de estímulo à permanência no curso. Após a atividade de recepção foi aplicado um questionário para um feedback e planejamento de ações futuras. A atividade foi avaliada por 46% dos calouros como “excelente” e 46%, como “boa”. Para 71% dos ingressantes, a atividade contribuiu para a interação com outros discentes, 76,9% disseram que foi uma motivação para ingressar no PET. De modo geral, conclui-se que a recepção foi importante para a adaptação dos ingressantes à vida acadêmica e para minimizar as possíveis dificuldades encontradas pelos calouros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Luis da Silva Castro, Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí

Professor e Diretor de Pesquisa do Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí. Departamento de Ciências Biológicas. Doutor em Aquicultura pela UNESP. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC-SESu)

Referências

BELLODI, P.L. O programa tutores e a integração dos calouros na FMUSP. Revista Brasileira de Educação Médica, v.28, n.3, p.204-214, 2004.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Programa de Educação Tutorial – PET: manual de orientações básicas. Brasília: MEC, s.d. 25 p.

CUNHA, S. M., CARRILHO, D.M. O processo de adaptação ao ensino superior e o rendimento acadêmico adaptação e rendimento acadêmico. Psicologia Escolar e Educacional, v.9, n.2, p.215-224, 2005.

FILHO, R.L.L.S., MOTEJUNAS, P.R., HIPÓLITO, O., LOBO, M.B.C.M. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v.37, n.132, p.641-659, 2007.

PEREIRA, T.I., SILVA, L.F.S.C. As políticas públicas do ensino superior no Governo Lula: expansão ou democratização? Revista Debates v.4, n.2, p.10-31, 2010.

REIS, M.F., REIS M.F. Acadêmicos de Ciências Biológicas: investigação sobre formação docente. Revista Saúde e Pesquisa, v.1, n.2, p. 103-109, 2008.

RIBEIRO, M.A. Demandas em Orientação Profissional: um estudo exploratório em escolas públicas. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v.4, n.1/2, p. 141-151, 2003.

RUIZ, V.M. Motivação na universidade: uma revisão da literatura. Revista Estudos de Psicologia, v.20, n.2, p.15-24, 2003.

TEIXEIRA, M.A.P., DIAS, A.C.G., WOTTRICH, S.H. Adaptação à universidade em jovens calouros. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v.12, n. 1, p.185-202, 2008.

VASCO, V.R., PEDROSO, C.F., ROSA, F.C.M., MOREIRA, I.A., BATISTA,K.C.O., ESTEVES, L.V., PESSOA, M.A., FERNANDES, R.R., SILVA, R.E., AVELAR, S.C., MAMED, S.N., SOUZA, T.P., BARBOSA, M.A. Recepção dos calouros: projeto de ensino desenvolvido pelo grupo PE (Programa de Educação Tutorial) de enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/conpeex/pet/trabalhos-pet/pet-vanessa-romeiro.pdf. Acesso em: 20 out. 2012.

XAVIER, B.T.L., GOULART, D.F. Ensino, Pesquisa e Extensão consorciados: a fórmula do sucesso do Programa de Educação Tutorial. In: Martins I. L., Ketzer S. M. (Org.). Programa de Educação Tutorial: estratégia para o desenvolvimento da graduação. Programa de Educação Tutorial: estratégia para o desenvolvimento da graduação. Brasília: Brasil Tropical, v.1, p.71-73, 2008.

Downloads

Publicado

2014-02-05

Como Citar

Lima, G. M., Alves, T. A., Dias, M. A., Estrela, D. da C., Lemes, C. G. de C., Nunes, R., Pereira, I. R., Santos, K. R. A. dos, Tavares, M. L., Malafaia, G., & Castro, A. L. da S. (2014). RECEPÇÃO “CALOUROSA”: CONHECIMENTOS, EXPECTATIVAS E OPINIÕES DE INGRESSANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. HOLOS, 1, 282–289. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1323

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)