RECEPÇÃO “CALOUROSA”: CONHECIMENTOS, EXPECTATIVAS E OPINIÕES DE INGRESSANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Géssyca Mendes Lima
  • Tarine Araújo Alves
  • Monique Andrade Dias
  • Dieferson da Costa Estrela
  • Camila Gracyelle de Carvalho Lemes
  • Rhewter Nunes
  • Illana Reis Pereira
  • Karina Roterdanny Araújo dos Santos
  • Moana Lima Tavares
  • Guilherme Malafaia
  • André Luis da Silva Castro Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.1323

Resumo

Este estudo objetivou relatar de forma crítica e reflexiva a atividade de recepção dos ingressantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e avaliar seus conhecimentos, expectativas e opiniões. A recepção foi realizada no primeiro semestre letivo de 2012, por alunos do Programa de Educação Tutorial (PET), envolvendo alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Goiano – Câmpus Urutaí e ofereceu atividades diversas de caráter informativo, integrativo e de estímulo à permanência no curso. Após a atividade de recepção foi aplicado um questionário para um feedback e planejamento de ações futuras. A atividade foi avaliada por 46% dos calouros como “excelente” e 46%, como “boa”. Para 71% dos ingressantes, a atividade contribuiu para a interação com outros discentes, 76,9% disseram que foi uma motivação para ingressar no PET. De modo geral, conclui-se que a recepção foi importante para a adaptação dos ingressantes à vida acadêmica e para minimizar as possíveis dificuldades encontradas pelos calouros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luis da Silva Castro, Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí

Professor e Diretor de Pesquisa do Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí. Departamento de Ciências Biológicas. Doutor em Aquicultura pela UNESP. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC-SESu)

Referências

BELLODI, P.L. O programa tutores e a integração dos calouros na FMUSP. Revista Brasileira de Educação Médica, v.28, n.3, p.204-214, 2004.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Programa de Educação Tutorial – PET: manual de orientações básicas. Brasília: MEC, s.d. 25 p.

CUNHA, S. M., CARRILHO, D.M. O processo de adaptação ao ensino superior e o rendimento acadêmico adaptação e rendimento acadêmico. Psicologia Escolar e Educacional, v.9, n.2, p.215-224, 2005.

FILHO, R.L.L.S., MOTEJUNAS, P.R., HIPÓLITO, O., LOBO, M.B.C.M. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v.37, n.132, p.641-659, 2007.

PEREIRA, T.I., SILVA, L.F.S.C. As políticas públicas do ensino superior no Governo Lula: expansão ou democratização? Revista Debates v.4, n.2, p.10-31, 2010.

REIS, M.F., REIS M.F. Acadêmicos de Ciências Biológicas: investigação sobre formação docente. Revista Saúde e Pesquisa, v.1, n.2, p. 103-109, 2008.

RIBEIRO, M.A. Demandas em Orientação Profissional: um estudo exploratório em escolas públicas. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v.4, n.1/2, p. 141-151, 2003.

RUIZ, V.M. Motivação na universidade: uma revisão da literatura. Revista Estudos de Psicologia, v.20, n.2, p.15-24, 2003.

TEIXEIRA, M.A.P., DIAS, A.C.G., WOTTRICH, S.H. Adaptação à universidade em jovens calouros. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v.12, n. 1, p.185-202, 2008.

VASCO, V.R., PEDROSO, C.F., ROSA, F.C.M., MOREIRA, I.A., BATISTA,K.C.O., ESTEVES, L.V., PESSOA, M.A., FERNANDES, R.R., SILVA, R.E., AVELAR, S.C., MAMED, S.N., SOUZA, T.P., BARBOSA, M.A. Recepção dos calouros: projeto de ensino desenvolvido pelo grupo PE (Programa de Educação Tutorial) de enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/conpeex/pet/trabalhos-pet/pet-vanessa-romeiro.pdf. Acesso em: 20 out. 2012.

XAVIER, B.T.L., GOULART, D.F. Ensino, Pesquisa e Extensão consorciados: a fórmula do sucesso do Programa de Educação Tutorial. In: Martins I. L., Ketzer S. M. (Org.). Programa de Educação Tutorial: estratégia para o desenvolvimento da graduação. Programa de Educação Tutorial: estratégia para o desenvolvimento da graduação. Brasília: Brasil Tropical, v.1, p.71-73, 2008.

Downloads

Publicado

05/02/2014

Como Citar

Lima, G. M., Alves, T. A., Dias, M. A., Estrela, D. da C., Lemes, C. G. de C., Nunes, R., … Castro, A. L. da S. (2014). RECEPÇÃO “CALOUROSA”: CONHECIMENTOS, EXPECTATIVAS E OPINIÕES DE INGRESSANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. HOLOS, 1, 282–289. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1323

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)