RECEPÇÃO “CALOUROSA”: CONHECIMENTOS, EXPECTATIVAS E OPINIÕES DE INGRESSANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2014.1323Resumo
Este estudo objetivou relatar de forma crítica e reflexiva a atividade de recepção dos ingressantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e avaliar seus conhecimentos, expectativas e opiniões. A recepção foi realizada no primeiro semestre letivo de 2012, por alunos do Programa de Educação Tutorial (PET), envolvendo alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Goiano – Câmpus Urutaí e ofereceu atividades diversas de caráter informativo, integrativo e de estímulo à permanência no curso. Após a atividade de recepção foi aplicado um questionário para um feedback e planejamento de ações futuras. A atividade foi avaliada por 46% dos calouros como “excelente” e 46%, como “boa”. Para 71% dos ingressantes, a atividade contribuiu para a interação com outros discentes, 76,9% disseram que foi uma motivação para ingressar no PET. De modo geral, conclui-se que a recepção foi importante para a adaptação dos ingressantes à vida acadêmica e para minimizar as possíveis dificuldades encontradas pelos calouros.Downloads
Referências
BELLODI, P.L. O programa tutores e a integração dos calouros na FMUSP. Revista Brasileira de Educação Médica, v.28, n.3, p.204-214, 2004.
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Programa de Educação Tutorial – PET: manual de orientações básicas. Brasília: MEC, s.d. 25 p.
CUNHA, S. M., CARRILHO, D.M. O processo de adaptação ao ensino superior e o rendimento acadêmico adaptação e rendimento acadêmico. Psicologia Escolar e Educacional, v.9, n.2, p.215-224, 2005.
FILHO, R.L.L.S., MOTEJUNAS, P.R., HIPÓLITO, O., LOBO, M.B.C.M. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v.37, n.132, p.641-659, 2007.
PEREIRA, T.I., SILVA, L.F.S.C. As políticas públicas do ensino superior no Governo Lula: expansão ou democratização? Revista Debates v.4, n.2, p.10-31, 2010.
REIS, M.F., REIS M.F. Acadêmicos de Ciências Biológicas: investigação sobre formação docente. Revista Saúde e Pesquisa, v.1, n.2, p. 103-109, 2008.
RIBEIRO, M.A. Demandas em Orientação Profissional: um estudo exploratório em escolas públicas. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v.4, n.1/2, p. 141-151, 2003.
RUIZ, V.M. Motivação na universidade: uma revisão da literatura. Revista Estudos de Psicologia, v.20, n.2, p.15-24, 2003.
TEIXEIRA, M.A.P., DIAS, A.C.G., WOTTRICH, S.H. Adaptação à universidade em jovens calouros. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v.12, n. 1, p.185-202, 2008.
VASCO, V.R., PEDROSO, C.F., ROSA, F.C.M., MOREIRA, I.A., BATISTA,K.C.O., ESTEVES, L.V., PESSOA, M.A., FERNANDES, R.R., SILVA, R.E., AVELAR, S.C., MAMED, S.N., SOUZA, T.P., BARBOSA, M.A. Recepção dos calouros: projeto de ensino desenvolvido pelo grupo PE (Programa de Educação Tutorial) de enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/conpeex/pet/trabalhos-pet/pet-vanessa-romeiro.pdf. Acesso em: 20 out. 2012.
XAVIER, B.T.L., GOULART, D.F. Ensino, Pesquisa e Extensão consorciados: a fórmula do sucesso do Programa de Educação Tutorial. In: Martins I. L., Ketzer S. M. (Org.). Programa de Educação Tutorial: estratégia para o desenvolvimento da graduação. Programa de Educação Tutorial: estratégia para o desenvolvimento da graduação. Brasília: Brasil Tropical, v.1, p.71-73, 2008.