RELATANDO E REFLETINDO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DO PIBID BIOLOGIA (IF GOIANO - CÂMPUS URUTAÍ) NO PERÍODO DE 2011 A 2013

Autores

  • Randys Caldeira Gonçalves
  • Anna Carolina de Lima Marques
  • Solange Aline de Carvalho
  • Elisângela de Sousa Gregório
  • Wilcker Pereira Silva D'Orazio
  • Káryta Franciele Gomes dos Santos
  • Thais Pinheiro de Sousa
  • Vanessa Gonzaga Marcelo
  • Rafaella Vieira de Oliveira Caetano
  • Afrânio Duarte Silva Júnior
  • Gustavo José Alves da Silva
  • Jéssica Ferreira de Oliveira
  • Lúbia Gorete Martins de Farias
  • Arthur Pires da Silva
  • Orlando José da Silva Gontijo
  • Paula Silva Resende
  • Maria Aparecida Salustiano Borges Alves
  • Guilherme Malafaia

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.1480

Resumo

O objetivo desse trabalho é relatar as experiências do PIBID Biologia (IF Goiano – Câmpus Urutaí), com destaque para as ações realizadas no Subprojeto de Ciências Biológicas; a visão dos supervisores bolsistas acerca da atuação e contribuição do programa na escola conveniada e na formação docente dos licenciandos; bem como a visão dos alunos bolsistas acerca da importância do subprojeto. Para a realização desse trabalho foi utilizada uma metodologia descritiva analítica, por meio da qual as atividades desenvolvidas foram relatadas de forma crítica e reflexiva. O Subprojeto de Ciências Biológicas (PIBID/IF Goiano – Câmpus Urutaí) atualmente conta com 15 alunos bolsistas e 3 professores supervisores do Colégio Estadual Professor Ivan Ferreira (CEPIF), Pires do Rio, GO. De modo geral, pode-se dizer que as atividades desenvolvidas têm atingindo positivamente não apenas os alunos bolsistas, mas também a melhoria de aspectos diversos ligados ao ensino de Biologia na escola conveniada. O PIBID-Biologia tem possibilitado aos seus bolsistas uma aproximação de sua futura atuação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA FILHO, J. A.; FERREIRA, M. A.; GOMES, M. L. B.; SILVA, R. C.; SANTOS, T. C. F. O adolescente e as drogas: consequências para a saúde. Revista de Enfermagem, 11(4):605-10, 2007.

BORGES, A. A. T. ; DORZIO, W. P. S. ; CARVALHO, S. A. ; PICOLI, M. C.; MARQUES, A. C. L. ; GREGORIO, E. S. ; LIMA, T. H. ; ALVES, M. A. S. B. ; SOUSA, T. P. ; RESENDE, P. S. ; GONCALVES, R. C. ; MALAFAIA, G. Concepções e opiniões de discentes do colégio estadual professor Ivan Ferreira (Pires do Rio, Go) sobre a biologia e o seu ensino. In: I Congresso Estadual de Iniciação Científica e I Semana de Formação Docente em Educação para a Ciência, 2012, Urutaí. Anais do I Congresso Estadual de Iniciação Científica e I Semana de Formação Docente em Educação para a Ciência, 2012.

BRAIBANTE, M. E. F.; WOLLMANN, E. M. A Influência do PIBID na Formação dos Acadêmicos de Química Licenciatura da UFSM. Química nova na escola, 34(4):167-172, 2012.

BRASIL. Lei n.9.394/96. Diretrizes e bases da educação nacional, aprovada na Câmara Federal em 17/12/96 e sancionada pelo Presidente da República em 20/12/96. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 1999.

BUCHER, R. Drogas e drogadição no Brasil. Porto Alegre: Artes Médicas; 1992.

CAMPOS, L. M. L.; DINIZ, R. E. S. A prática como fonte de aprendizagem e o saber da experiência: o que dizem professores de Ciências e de Biologia. Investigações em Ensino de Ciências, 6(1): 79-96, 2001.

CHARTIER, A. M. Fazeres ordinários da classe: uma aposta para a pesquisa e para a formação. Educação e Pesquisa, 26(2):157-168, 2000.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid. Acesso em: 08 de agosto de 2012.

DALBEN, A. I. L.F. (2004) Conselhos de classe e avaliação do projeto-político –pedagógico da escola. Revista Presença Pedagógica (nov/dez. 2004.) Minas Gerais.

DUMARESQ, M. I. A.; PRIEL, M. R.; ROSITO, M. M. B. A Educação Bioética. Contraponto, 9(2):66-76, 2009.

KELLER, L.; BARBOSA, S.; BAIOTTO, C. R.; SILVA, V. M. A importância da experimentação no ensino de Biologia. In: XVI Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, p. 1-3, 2011.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. 4 Ed. São Paulo: Editora da USP, 2004.

LOPES, R. P. Da licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos e espaços variados. Educar, Curitiba, n. 36, 2010.

MALAFAIA, G.; BÁRBARA, V. F.; RODRIGUES, A. S. L. Análise das concepções e opiniões de discentes sobre o ensino de Biologia. Revista Eletrônica de Educação, 4(2):165-182, 2010.

MALTA, D. C.; MASCARENHAS, M. D. M.; PORTO, D. L.; DUARTE, E. A.; SARDINHA, L. M.; BARRETO, S. M.; MORAIS NETO, O. L. Prevalência do consumo de álcool e drogas entre adolescentes: análise dos dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar. Revista Brasileira de Epidemiologia, 14(1):136-46, 2011.

MIRANDA, J. L.; ELIAS, R. M.; FARIA, R. ; SILVA, V. L.; FELÍCIO, W. A. S. Teatro e a escola: funções, importâncias e práticas. Revista CEPPG, nº 20, 172-181, 2009.

MOREIRA, M. L.; DINIZ, R. E. S. O laboratório de Biologia no Ensino médio: infraestrutura e outros aspectos relevantes. In: Universidade Estadual Paulista – Pró-Reitoria de Graduação. (org.), Núcleos de Ensino. São Paulo: Editora da UNESP, 2003.

OLIVEIRA, M. V. C. Teatro na escola: Uma ferramenta criativa e um desafio ao educador. Monografia (especialização), Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2004.

POSSOBOM, C. C. F.; OKADA, F. K.; DINIZ, R. E. S. Atividades práticas de laboratório no ensino de Biologia e de Ciências: relato de uma experiência, 2003. Disponível em:

SARTI, F. M. Parceria intergeracional e formação docente. Educação em Revista, 25(02):133-152, 2009.

SOUZA, C. F.; FERREIRA, D. A.; NETTO, G. F.; ROSA, I. C. P.; FERREIRA, R. G.; MELO, R. E. B. A Relação entre Universidade, Escola e Comunidade através das ações do PIBID. In: Anais do II Simpósio de Matemática e Matemática Industrial, Vol. 1, ISSN 2175-7828, 2010.

SOUZA, D. B. Os dilemas do professor iniciante: reflexões sobre os cursos de formação inicial. Revista multidisciplinar da UNIESP, nº 08, 2009.

STRAUCH, E. S.; PINHEIRO, R. T.; SILVA, R. A.; HORTA, B. L. Uso do álcool por adolescentes: estudo de base populacional. Revista de Saúde Pública, 43(4):647, 2009.

TAVARES, B. F.; BÉRIA J. U.; LIMA, M. S. Prevalência do uso de drogas e desempenho escolar entre adolescentes. Revista Saúde Pública, Rev Saúde Pública, 35(2):150-158, 2001.

TEIXEIRA, P. M. M.; NETO, J. M. Investigando a pesquisa educacional. Um estudo enfocando dissertações e teses sobre o ensino de Biologia no Brasil. Investigações em Ensino de Ciências, 11(2): 261-282, 2006.

Downloads

Publicado

02/02/2015

Como Citar

Gonçalves, R. C., Marques, A. C. de L., Carvalho, S. A. de, Gregório, E. de S., D’Orazio, W. P. S., Santos, K. F. G. dos, … Malafaia, G. (2015). RELATANDO E REFLETINDO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DO PIBID BIOLOGIA (IF GOIANO - CÂMPUS URUTAÍ) NO PERÍODO DE 2011 A 2013. HOLOS, 6, 267–279. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1480

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)