EDUCAÇÃO SEXUAL NO CONTEXTO FAMILIAR E ESCOLAR: IMPASSES E DESAFIOS

Autores

  • Randys Caldeira Gonçalves
  • José Henrique Faleiro
  • Guilherme Malafaia

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2013.784

Resumo

O presente artigo é resultado de uma revisão da literatura e tem como objetivo abordar os impasses e desafios no desenvolvimento da educação sexual por parte de pais e educadores, bem como discutir o valor da educação sexual emancipatória na formação dos jovens. Os resultados evidenciados a partir de diferentes estudos demonstram que muitas famílias privam seus filhos da educação sexual emancipatória, pelo valor negativo atribuído a sexualidade, por acreditarem que os filhos são “seres assexuados”, por considerarem que o diálogo antecipa a prática sexual e por se sentirem despreparados e tímidos em tratar do assunto oriundo da deseducação sexual na qual foram vítimas. Evidenciou-se que nas escolas a educação sexual não tem abarcado as ansiedades dos adolescentes. Contrariamente, esta tem ocorrido de forma limitada, aliada, sobretudo, aos aspectos biológicos e reprodutivos do indivíduo, negando assim, toda a amplitude prazerosa e benéfica que a mesma propicia. Conclui-se, portanto, que maior atenção deve ser dada à temática sexualidade e sua abordagem nas escolas e nas relações entre pais e filhos. Maior aproximação entre pais, filhos e escolas mostra-se como importante estratégia e ser adotada, assim como o estímulo a debates nas instituições educacionais, consideradas espaços privilegiados para a aprendizagem e realização de reflexões de temas socialmente relevantes.

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Publicado

28/10/2013

Como Citar

Gonçalves, R. C., Faleiro, J. H., & Malafaia, G. (2013). EDUCAÇÃO SEXUAL NO CONTEXTO FAMILIAR E ESCOLAR: IMPASSES E DESAFIOS. HOLOS, 5, 251–263. https://doi.org/10.15628/holos.2013.784

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