VULNERABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL: ESTUDO DE CASO EM UM BAIRRO NO MUNICÍPIO DE SALES-SP

Autores

  • Clélia Aparecida Fernandes da Silva
  • Guilherme Malafaia
  • Bruno Gonzaga Agapito da Veiga
  • André Luis da Silva Castro

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2012.881

Resumo

O presente estudo objetivou retratar a real condição socioambiental da população de um bairro do município de Sales-SP. A pesquisa, realizada através de um inquérito domiciliar (com aplicação de um questionário) e de observação direta dos pesquisadores, avaliou a exposição dos indivíduos às agressões ambientais e os efeitos adversos à saúde “física” e “social” dessas agressões. Além disso, buscou-se identificar as percepções dos moradores frente a essas agressões e opiniões relacionadas à questão ambiental. Os resultados obtidos denunciam condições de vulnerabilidade vivenciada pelas famílias que sofrem com a precariedade e insalubridade das suas moradias. Além disso, evidenciaram-se situações de descaso do poder público, bem como retratou-seidentifica pouca participação comunitária na identificação de problemas ambientais locais e na preservação do meio ambiente. Conclui-se que há necessidade que intervenções ligadas à melhoria da qualidade de vida da população residente no bairro estudado sejam realizadas, com destaque para ações de saneamento básico e educação ambiental. Numa instância mais genérica, o presente estudo suscita discussões sobre a importância da verificação e dos indicadores que fornecem a avaliação da qualidade ambiental em áreas urbanizadas, utilizando estes como um alicerce para o planejamento das cidades e imprescindível para melhorar a qualidade de vida nas cidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18/09/2012

Como Citar

da Silva, C. A. F., Malafaia, G., Veiga, B. G. A. da, & Castro, A. L. da S. (2012). VULNERABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL: ESTUDO DE CASO EM UM BAIRRO NO MUNICÍPIO DE SALES-SP. HOLOS, 4, 45–54. https://doi.org/10.15628/holos.2012.881

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)