SATISFAÇÃO COM A EMPRESA E EXPECTATIVAS FUTURAS NO TRABALHO: UM ESTUDO APLICADO A UMA INDÚSTRIA DE BORRACHAS DA SERRA GAÚCHA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.1911

Palavras-chave:

Satisfação no Trabalho, Perfil de Trabalhadores, Objetivo Profissional

Resumo

Mensurar a satisfação de trabalhadores é uma prática comum nos estudos de Gestão de Pessoas, no entanto, poucos trabalhos tem buscado analisar em conjunto as pretensões futuras dos trabalhadores. Procurando compreender este cenário, realizou-se uma pesquisa empírica do tipo quantitativa e descritiva junto a 45 colaboradores de uma indústria de borrachas da serra gaúcha. Por meio de ANOVA e qui-quadrado, percebeu-se que em geral, há uma satisfação em relação à organização, especialmente no que diz respeito às condições físicas do trabalho e o relacionamento com os colegas. Entre os motivos que mais atraem a manutenção dos colaboradores, o “trabalho que realiza” é o mais destacado. Percebeu-se que os colaboradores com mais elevado nível de escolaridade não possuem uma imagem definida sobre o seu futuro profissional em 2 anos, diferentemente dos que têm menor nível de escolaridade, onde grande parte pretende continuar na empresa e no mesmo cargo que ocupa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Borges, FURB (Universidade Regional de Blumenau)

Doutorando em Administração pela FURB; Mestre em Administração pela Unisinos; Especialista em Marketing pela ESPM; Administrador pela UCPel.

Wiliam Giacomelli, Fisul

Administrador pela Fisul.

Adriana Constante, FURB

Mestranda em Administração pela FURB

Referências

Aaker, D. & Joachimsthaler, E. (2000). Brand Leadership. Brandweek, 41(8), Feb 21, 30-36.

Aaker, D. (2007). Innovation: Brand it or lose it. California Management Review, 50(1), 8-24.

Bowditch, J. L.; Buono, A. F. (2004). Elementos de Comportamento Organizacional. São Paulo: Pioneira.

Bohlander, G.; Snell, S.; Sherman, A. (2003). Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Pioneira.

Broxado, S. (2008). A verdadeira Motivação na Empresa: a psicologia da motivação; A influência dos líderes; O Poder do elogio. Rio de Janeiro: Qualitymark.

Costa, W. S. D. (2010). Resgate da humanização no ambiente de trabalho. REGE Revista de Gestão, 9(2).

Cervo, A. L.; Bervian, P. A.; Silva, R. (2006) Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Chiavenato, I. (1991). Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas.

_____. (1993). Introdução à teoria geral da Administração. 4. ed. São Paulo: Makron Books.

_____. (1999). Gestão de Pessoas: O novo papel dos Recursos Humanos nas Organizações. Rio de Janeiro: Campus.

_____. (2002). Recursos Humanos. 7. ed. São Paulo: Atlas.

_____. (2003). Administração de Recursos Humanos: Fundamentos Básicos. 5. ed. São Paulo: Atlas.

Clegg, S.; Kornberger, M.; Pitsis, T. (2011). Administração e Organizações: Uma introdução à Teoria e à Prática. 2. ed. Porto Alegre: Bookman.

Poon Teng Fatt, J. (1997). Communicating a winning image. Industrial and Commercial Training, 29(5), 158-165.

Gil, A. C. (2001). Gestão de Pessoas: Um enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas.

Gitlow, H. S. (1993). Planejando a qualidade, a produtividade e a competitividade. Rio de Janeiro: Qualitymark.

Hackman, J. R. & Oldham, G. R. (1974). Motivation through the design of work: Test of a theory. SOM: Yale University.

Keller, K. L.. (2001). Biuilding custumer-basead brand equity. Marketing Management, 10 (2), Jul/Aug 2001, 14-19.

Kotler, P. & Armstrong, G. (1993). Princípios de marketing. 5. ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil.

Kielwagen, E. K. (2007). Administração de Recursos Humanos. Indaial: Asselvi.

Lombardi, M. R. (1997). Reestruturação produtiva e condições de trabalho: Percepções dos trabalhadores. Educação & Sociedade, ano XVIII (61), 64-87.

Luz, R. (2003). Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark.

Maximiano, A. C. A. (2002). Teoria Geral da Administração: Da revolução Urbana à Revolução Digital. 3.ed. São Paulo: Atlas.

Mendes, A. M. (2013). Estratégias de enfrentamento do sofrimento psíquico no trabalho bancário. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 3(1), 38-48.

Marqueze, E. C., & de Castro Moreno, C. R. (2009). Satisfação no trabalho e capacidade para o trabalho entre docentes universitários. Psicologia em estudo, 14(1), 75-82.

Morin, E. M. (2001). Os sentidos do trabalho. Revista de administração de empresas, 41(3), 08-19.

Mussak, E. (2010). Gestão Humanista de Pessoas – O Fator Humano como Diferencial Competitivo. Rio de Janeiro: Elsevier.

Porter, S. S., & Claycomb, C. (1997). The influence of brand recognition on retail store image. Journal of product & brand management, 6(6), 373-387.

Spector, P.E. (2003). Psicologia nas Organizações. São Paulo: Saraiva.

Silva, K. R., Souza, A. P. D., & Minetti, L. J. (2002). Avaliação do perfil de trabalhadores e das condições de trabalho em marcenarias no município de Viçosa-MG, 26(6), 769-775.

Travenssolo, A. et al. (2001). Relações Humanas e Motivacionais. Revista Eletrônica de Administração, 1(1).

Downloads

Publicado

31/12/2017

Como Citar

Borges, G., Giacomelli, W., & Constante, A. (2017). SATISFAÇÃO COM A EMPRESA E EXPECTATIVAS FUTURAS NO TRABALHO: UM ESTUDO APLICADO A UMA INDÚSTRIA DE BORRACHAS DA SERRA GAÚCHA. HOLOS, 8, 229–247. https://doi.org/10.15628/holos.2017.1911

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.