ESCOAMENTO TRANSIENTE DE ÓLEO PARAFÍNICO EM DUTO DE SEÇÃO CIRCULAR: MODELAGEM E SIMULAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.5220

Palavras-chave:

Escoamento, temperatura, parafina, método numérico

Resumo

A deposição de cristais estáveis de parafina nas paredes das linhas de produção, é um problema atual na indústria do petróleo. Isto impulsiona pesquisas em dutos e equipamentos, que buscam ampliar o entendimento sobre esse fenômeno e desenvolver atividades de manutenção preventiva, com maior eficiência. Este trabalho apresenta um estudo teórico do transporte de óleo parafínico em um duto horizontal de seção circular. Para descrição do fenômeno, em um sistema bidimensional, utilizou-se um modelo matemático que considera a difusão molecular como mecanismo dominante na deposição da parafina. O escoamento do óleo em regime laminar, completamente desenvolvido, é analisado a partir da consideração de que, para temperaturas superiores a temperatura de início de aparecimento dos cristais (TIAC), o petróleo (solvente) e a parafina (soluto) formam uma mistura binária e homogênea. As equações que descrevem o problema são formuladas e resolvidas, numericamente. Resultados de espessura da camada de parafina, distribuição de temperatura e pressão do óleo, ao longo do duto, no decorrer do tempo, são apresentados e analisados para diferentes condições de operação, descritas pelos valores iniciais dos números de Reynolds (Rec), Peclet (Pec) e coeficiente de solubilidade adimensional (S*). Verificou-se que a variação do Rec, em regime laminar, é irrelevante para o comportamento da camada de parafina depositada. Uma redução no Pec, promove a concentração da deposição em uma pequena região do duto, o que se evidencia em quedas bruscas na pressão do óleo, no decorrer do tempo. O parâmetro S* mostrou estar diretamente ligado a um maior alcance da espessura do depósito, em relação ao raio do tubo, sendo o mesmo, função do gradiente de temperatura entre o óleo e o ambiente externo e de propriedades físicas do depósito formado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Túlio Rafael Nascimento Porto, Universidade Federal de Campina Grande

Departamento de Engenharia Mecânica

Área de Fenômenos de Transporte

Antonio Gilson Barbosa de Lima, Universidade Federal de Campina Grande

Departamento de Engenharia Mecânica

Área de Fenômenos de Transporte

Referências

Addison, G. E. (1984) Paraffin Control More Cost-Effective; SPE Eastern Regional Meeting, (13391).

BOTT, T.R. (1997) Aspects of Crystallization Fouling. Experimental Thermal and Fluid Science, 14(4), 356–360.

BOUCETA, R., KESSAL, M. (2011) Effect of the Latent Heat on Wax Deposit in Pipelines, Defect and Diffusion Forum, 312-315,154-159.

Burger, E.D., Perkins T.K., Striegler J.H. (1981) Studies of Wax Deposition in the Trans Alaska Pipeline. Journal of Petroleum Technology, 33(6), 1075-1086.

Carnahan, N. F. (1989) Paraffin Deposition in Petroleum Production. Society of Petroleum Engineers, 41(10), 1024-1025.

Fox, R. W., Philip J. P., Alan, T. M. (2014). Introdução a Mecânica dos Fluidos (8a ed.). Rio de Janeiro: LTC.

Incropera, F. P., Dewitt, D. P., Theodere, L. B. e Adrienne, S. L. (2015). Fundamentos de Transferência de Calor e Massa (7a ed.). Rio de Janeiro: LTC.

Irineu, M. A. (2003). Transporte de Petróleo em Duto Flexível Submerso. Dissertação de Mestrado de Engenharia Mecânica Campina Grande. Dissertação de Mestrado de Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB, Brasil.

Morán, L. R. M. (2007). Simulação Numérica de Deposição de Parafina em Dutos de Petróleo. Avaliação dos Mecanismos de Difusão Molecular e Difusão Browniana. Dissertação de Mestrado de Engenharia Mecânica. Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Sousa Mendes, P. R.; Braga, S. L. (1996). Obstruction of Pipelines During the Flow of Waxy Crude Oils. Journal of Fluids Engineering, 118(4), 722-728 .

Ribeiro, F. S. (1996). Deposição de Parafina em Linha de Produção de Petróleo. Dissertação de Mestrado de Engenharia Mecânica. Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Ribeiro, F. S., Paulo R. S. M., Sergio L. B. (1997). Obstruction of Pipelines Due to Paraffin Deposition During the Flow of Crude Oils. Int. J. Heat Mass Transfer, 40(18), 4319-4328.

Downloads

Publicado

18/07/2017

Como Citar

Porto, T. R. N., & Barbosa de Lima, A. G. (2017). ESCOAMENTO TRANSIENTE DE ÓLEO PARAFÍNICO EM DUTO DE SEÇÃO CIRCULAR: MODELAGEM E SIMULAÇÃO. HOLOS, 1, 155–173. https://doi.org/10.15628/holos.2017.5220

Edição

Seção

ARTIGOS