Uma trilha com chapeuzinho vermelho: entre a BNCC, o conto e o jogo

Autores

Palavras-chave:

Contos, Serious Games, Literatura Infantil

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (2017) estabelece direitos, campos de experiências e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil no contexto brasileiro, fundamentando-se nos eixos de interações e brincadeiras. Assim, as ações pedagógicas devem estimular transcendências, indo além das práticas alfabetizadoras. Diante disso, esta pesquisa buscou desenvolver um jogo do gênero serious games para a exploração do conto Chapeuzinho Vermelho, integrando literatura infantil e jogos, ambos essenciais à cultura humana. O jogo, em formato de trilha, destina-se a crianças de 4 a 5 anos e 11 meses, contendo 20 cartas com desafios relacionados ao conto, orientadas pelos princípios da jogabilidade e pelos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento preceituados para as crianças pequenas. A trajetória inicia-se no “era uma vez” e encerra-se no “final feliz”, estimulando o contato com a literatura, o faz de conta e a mediação docente, sendo uma ferramenta potencializadora da formação leitora literária infantil.

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Biografia do Autor

Kamilla Katinllyn Fernandes dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestra em Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. E-mail: katinllyn@gmail.com

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-4540-7683

Verônica Maria de Araújo Pontes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade do Minho (Portugal). Pós-doutora em Educação pela Universidade do Minho, Universidade de Lisboa e Universidade de Buenos Aires. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Mossoró. Coordenadora e Professora do Doutorado em Ensino - RENOEN/IFRN. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Posensino/UERN/IFRN/UFERSA. E-mail: pontes.veronica@ifrn.edu.br

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-2774-4491

Fernando José Fraga de Azevedo, Universidade do Minho

Doutor em Ciências da Literatura, Especialidade de Literatura Portuguesa, pela Universidade do Minho (UMinho). Professor Associado com Agregação no Instituto de Educação da Universidade do Minho (IE - UMinho), Braga, Portugal. Filiação Institucional: CIEC, Instituto de Educação, Universidade do Minho. E-mail: fraga@ie.uminho.pt

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-7373-705X

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Publicado

19/07/2025

Como Citar

Fernandes dos Santos, K. K., Verônica Maria de Araújo Pontes, & Fernando José Fraga de Azevedo. (2025). Uma trilha com chapeuzinho vermelho: entre a BNCC, o conto e o jogo. HOLOS, 1(41). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/18423

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