Uma trilha com chapeuzinho vermelho: entre a BNCC, o conto e o jogo
Mots-clés :
Contos, Serious Games, Literatura InfantilRésumé
A Base Nacional Comum Curricular (2017) estabelece direitos, campos de experiências e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil no contexto brasileiro, fundamentando-se nos eixos de interações e brincadeiras. Assim, as ações pedagógicas devem estimular transcendências, indo além das práticas alfabetizadoras. Diante disso, esta pesquisa buscou desenvolver um jogo do gênero serious games para a exploração do conto Chapeuzinho Vermelho, integrando literatura infantil e jogos, ambos essenciais à cultura humana. O jogo, em formato de trilha, destina-se a crianças de 4 a 5 anos e 11 meses, contendo 20 cartas com desafios relacionados ao conto, orientadas pelos princípios da jogabilidade e pelos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento preceituados para as crianças pequenas. A trajetória inicia-se no “era uma vez” e encerra-se no “final feliz”, estimulando o contato com a literatura, o faz de conta e a mediação docente, sendo uma ferramenta potencializadora da formação leitora literária infantil.
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