FOTOGRAFIA, MATERIALIDADE E METAFICÇÃO: UMA ANÁLISE DA OBRA HÁ UM FANTASMA NESTA CASA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2025.18422

Palavras-chave:

Metaficção, Literatura infantil, Ilustração, Fotografia, Materialidade

Resumo

O livro de literatura infantil ilustrado envolve a interação texto escrito e imagem, configurando-o como uma poderosa ferramenta para a promoção da literacia visual e para a formação de leitores. A fotografia como ilustração, somada à materialidade do livro impresso, pode contribuir para o desenvolvimento das competências do leitor literário, ampliando as possibilidades de aproximação entre o leitor e a obra, a partir do manuseio e da interação com o objeto palpável. Este artigo ilustra um recorte de uma pesquisa de doutoramento em curso, tem como metodologia uma análise bibliográfica de cunho qualitativo e como objetivo discutir a ilustração fotográfica, a materialidade do livro impresso e a proposta metaficcional da narrativa como artifícios que contribuem para a aproximação entre o leitor e a obra. Como resultados, considera-se que a escolha pela fotografia, associada à materialidade do livro, se mostra capaz de ampliar diálogos e interpretações, favorecendo a formação de leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aumont, J. (2012). A imagem (16ª ed.). Papirus.

Beckett, S. L. (2009). Crossover fiction: creating readers with stories that address the big questions. In A. M. Ramos, A. Prole, F. L. Viana, J. P. Cotrim, & S. R. Silva (Orgs.), Formar leitores para ler o mundo (pp. 65-76). Fundação Calouste Gulbenkian.

Cademartori, L. (2010). O que é literatura (2ª ed). Brasiliense.

Cao, M. L., & Sardelich, M. E. (2010). Lugar do outro na Educação Artística – olhar

como eixo articulador da experiência: uma proposta didática. In A. M. Barbosa (Org.), Arte/Educação Contemporânea Consonâncias Internacionais (pp. 187-226). Cortez Editora.

Charréu, L. (2012). Arte visual contemporânea, ilustração e literatura para a infância: fazendo

conexões entre mundos criativos. Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, 5 (9), 12-32. DOI: https://doi.org/10.5902/198373486295 DOI: https://doi.org/10.5902/198373486295

Faria, Z. de. (2012). A metaficção revisitada: uma introdução. Signótica, 24(1), 237

251. DOI:10.5216/sig.v24i1.18739 DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v24i1.18739

Genette, G. (1982). Palimpsestes. La littérature au second degré. Éditions du Seuil.

Goulart, I. do C. V. (2016). A compreensão e conceituação de livro num jogo de

representações. Leitura: Teoria e Prática, 34 (67), 69-82.

DOI:https://doi.org/10.34112/2317-0972a2016v34n67p69-82 DOI: https://doi.org/10.34112/2317-0972a2016v34n67p69-82

Hladíková, H. (2014). Children's book illustrations: visual language of picture books. CRIS Bulletin, 2014(1), 19-31. DOI:10.2478/cris-2014-0002 DOI: https://doi.org/10.2478/cris-2014-0002

Jeffers, O. (s. d.). There's a ghost in this house. [YouTube channel]. https://www.youtube.com/watch?v=weBodfabfh0

Jeffers, O. (2023). Há um fantasta nesta casa (2ª ed). Orfeu Mini.

Linden, S. V. D. (2011). Para ler o livro ilustrado. Cosac Naify.

Mendes, T. (2020). Literatura infantil e formação de leitores em idade pré-escolar: utopia ou

realidade? In R. J. Souza, C. C. Torrijos, & A. Balça (Orgs.), Brasil, Espanha e Portugal. Literatura, práticas educativas e formação docente (pp. 63-85). Educação Literária.

Manguel, A. (2009). Lendo imagens: uma história de amor e ódio. Companhia de Letras.

Navas, D. (2019). Literatura para jovens leitores: uma leitura multimodal do livro-objeto. In I. Mociño González (Coord.), Libro-Obxecto e Xénero: Estudos ao redor do libro infantil como artefacto (pp. 147-163). Universidade de Vigo

Navas, D. (2022). Livros em (des)construção: a materialidade como componente metaficcional. In A. M. Ramos (Org), Livro-objeto: Metaficção, hibridismo e intertextualidade (pp. 119-134). Humus.

Naves, L. M. (2019). Educação para/do olhar: a dupla representação da ilustração nos livros de imagem de Marcelo Xavier. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Lavras]. Repositório da Universidade Federal de Lavras. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37963.

Nikolajeva, M. (2009). Visual literacy and the implied readers of children’s picturebooks. In A. M. Ramos, A. Prole, F. L. Viana, J. P. Cotrim, & S. R. Silva (Orgs.), Formar leitores para ler o mundo (pp. 57-64). Fundação Calouste Gulbenkian.

Nussbaum, M. C. (2003). Cultivating humanity: a classical defense of reform in liberal education. Harvard University Press.

Reis, R. (2015). A Importância da Aprendizagem da Literacia Visual ou “O Dia em que Ângela Merkel Não Soube Onde Fica a Alemanha”. Revista Portuguesa de Educação Artística, 5, 7-14

DOI: https://doi.org/10.34639/rpea.v5i1.22

Sá-Silva, J. R., Almeida, C. D., & Guindani, J. F. (2009). Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, 1 (1), 1-15. https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351

Santaella, L. (2012). Leitura de imagens. Melhoramentos.

Silva, F. G. F. (2019). Alfabetizar para ver: la importancia de aprender a leer, comprender y analizar imágenes. Ocnos: Revista de Estudios sobre lectura, 18 (3), 48-58. DOI: https://doi.org/10.18239/ocnos_2019.18.3.2103 DOI: https://doi.org/10.18239/ocnos_2019.18.3.2103

Silva, P. M. (2023, 20 de maio). “Há um Fantasma nesta Casa” | Oliver Jeffers. Mil Folhas. Deus me Livro. https://deusmelivro.com/mil-folhas/ha-um-fantasma-nesta-casa-oliver-jeffers-29-5-2023/

Sontag, S. (2004). Sobre Fotografia (1ª ed.). Companhia das Letras.

Sousa, A. S., Oliveira, G. S., & Alves, L. H. (2021). A pesquisa bibliográfica: Princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, 20 (43), 64-83. https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336

Publicado

11/07/2025

Como Citar

Magalhães Naves, L., & Balça, Ângela. (2025). FOTOGRAFIA, MATERIALIDADE E METAFICÇÃO: UMA ANÁLISE DA OBRA HÁ UM FANTASMA NESTA CASA . HOLOS, 1(41). https://doi.org/10.15628/holos.2025.18422

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.