CAMINOS HACIA LA INCLUSIÓN: REFLEXIONES SOBRE EL TRABAJO CON FAMILIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2024.17435

Palavras-chave:

Área da Educação

Resumo

Las familias siempre han enfrentado múltiples retos en su vida cotidiana. Sin embargo, ¿qué diferencia los tiempos actuales del pasado? La complejidad de las demandas y la rapidez con la que se producen los cambios son posibles explicaciones. Pero también debemos considerar la falta de tiempo para estar juntos, para compartir y reflexionar sobre nuestras experiencias, especialmente con nuestros hijos. Este contexto distingue claramente a las familias contemporáneas. En este estudio, se analiza cómo el trabajo realizado en equipos multidisciplinares puede contribuir a cambiar las prácticas de crianza asociadas al riesgo de exclusión social. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Carvalho, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Professora Associada, vinculada ao Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e ao grupo de Investigação: Currículo, Formação de Professores e Tecnologia. Tem interesse pelas áreas: Psicologia do desenvolvimento, Psicologia da aprendizagem, Formação de professores, Identidade e Aprendizagem, Aprendizagem da Estatística, Relações Escola- Família e Educação para a cidadania.

Ana Margarida Marques Sá, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Mestra em Educação na área de especialidade Social e Cultural. Com vínculo institucional no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Referências

Alarcão, M. (2002). (Des) equilíbrios familiares: Uma visão sistemática. Coimbra: Quarteto.

Ausloos, G. (1996). A competência das famílias. Tempo, caos, processo (2ª edição). Lisboa: Climepsi Editores.

Coutinho, I. C. M., Gaspar, M. F. R. F., & Seabra-Santos, M. J. (2012). Educação parental com famílias maltratantes: Que potencialidades? Análise Psicológica, 30 (4), 405- 420. http://hdl.handle.net/10400.12/3418

Dias, A. C. G., Siqueira, A. C. & Patias, N. D. (2013). Práticas educativas e intervenção com pais: A educação como proteção ao desenvolvimento dos filhos. Mudanças Psicologia da saúde, 21 (1), 29-40. 10.15603/2176-1019/MU

Gaspar, M. F. R. F. (2005). Educação familiar como intervenção socioeducativa: Porquês, para quem, como e por quem? Revista Portuguesa de Pedagogia, 39 (3), 61-98. Gaspar, M. F. R. F., & Santos, M. (2010). Os anos incríveis. Guia de resolução de problemas para pais de crianças dos 2 aos 8 anos de idade. Braga: Psiquilibrios edições.

Guerra, P. (2012). Da exclusão social à inclusão social: eixos de uma mudança paradigmática. Revista Angolana de Sociologia. 10, 91-110. https://hdl.handle.net/10216/74479

Melo, A. I. M. T. (2011). As forças dos profissionais e da família multidesafiada: Um modelo de avaliação e intervenção familiar integrada (Tese de Doutoramento). Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Recomendação 19 (2006). Relatório da 28ª reunião do Conselho de Ministros do Conselho da Europa Responsáveis pelos Assuntos da Família (Lisboa, 2006). Consultado a 15 de agosto de 2023. http://www.coe.int/t/dg3/familypolicy/Source/EMMFXXIX‐ (2009) 1Positive%20Parenting_en.pdf

Lei de proteção de jovens e crianças 23/2017, de 3 de maio. Assembleia da República. 1ª série - artigo 41

Sá, A.M. (2024). Das birras dos pequenos aos desafios dos adolescentes: uma intervenção para a parentalidade positiva (Relatório final de mestrado). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Sebastião, S. P. Processos participativos BIP/ZIP: estratégia ou modelo de desenvolvimento local? Alenquer, Carregado: bairro Calouste Gulbenkian em Alenquer [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. 12 de junho 2024] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15021>

Sousa, L. (2005). Famílias multiproblemáticas. Coimbra: Quarteto.

Publicado

01/11/2024

Como Citar

Carvalho, C., & Sá, A. M. M. (2024). CAMINOS HACIA LA INCLUSIÓN: REFLEXIONES SOBRE EL TRABAJO CON FAMILIAS. HOLOS, 4(40). https://doi.org/10.15628/holos.2024.17435

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.