DOUTORADOS PROFISSIONAIS EM BIOTECNOLOGIA: MAPEAMENTO E TENDÊNCIAS EM UNIVERSIDADES DE CLASSE MUNDIAL CONTEXTUALIZADAS NOS RANKINGS ACADÊMICOS INTERNACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2024.17220

Palavras-chave:

Doutorado, Doutorado Acadêmico, Doutorado Profissional, Doutorado Profissional em Biotecnologia, Doutorado Acadêmico em Biotecnologia

Resumo

Considerando o recente funcionamento dos primeiros doutorados profissionais em Biotecnologia (DPB) no Brasil, a partir de 2019, e ainda os esforços do governo brasileiro para impulsionar as áreas prioritárias para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, o objetivo deste artigo foi identificar se os DPB são cursos comumente oferecidos pelas principais universidades do mundo e analisar as tendências desse tipo de doutorado nas chamadas Universidades de Classe Mundial (UCM), tendo como indicadores analíticos: países de procedência, nome do curso, objetivos, áreas de concentração, critérios para admissão, pré-requisitos, tempo de conclusão, financiamento e parcerias. É um estudo de natureza exploratória, analítico-descritiva, bibliográfica e documental, com o potencial de poder subsidiar a expansão dos DPB no país. Entre outras tendências, o estudo demonstrou o reduzido número de DPB entre as UCM pesquisadas, bem como o fato de também ser uma modalidade de formação doutoral de relativa recente criação em âmbito mundial.

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Biografia do Autor

André José Fruchi, PUC Campinas

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Catolico Salesiano Auxilium Lins (2009), Especialização em Unidade de Terapia Intensiva em Fisioterapia Intensiva, pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva, Mestrado em Ciências de Saúde pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, Doutorando em Educação (Linha de pesquisa Politicas Publicas em Educação), sob orientação do Prof. Dr. Adolfo Ignacio Calderón no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas), Membro do GRAPSE - Grupo de avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais cadastrado ao CNPq/MCT.

Adolfo-Ignacio Calderón, PUC Campinas

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com Pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (área de Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais). Desde 2021 atua na coordenação do Eixo ou Grupo de Trabalho (GT) Qualidade no Ensino Superior da Academia do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES). Desde 2022 atua como pesquisador visitante, credenciado por meio de edital público internacional, do Instituto Interuniversitario de Investigación Educativa (IESED-Chile) do Chile. Em 2018 e 2019 tem atuado como professor visitante e/ou honorário da Universidad Norbert Wiener (Peru), da Pontifícia Universidad Católica del Peru, da Universidad de Los Lagos (Chile) e da Universidad Nacional San Agustin de Arequipa (Peru). Em 2022 tem atuado na CAPES como membro da Comissão para Avaliação de Indicadores Quantitativos da área de Educação. De 2021 a 2023 atuou como membro da Comissão de Análise e Julgamento do Prêmio Capes de Tese Educação. Coordenador, conjuntamente com João Ferreira de Oliveira, da Coleção Política e Administração da Educação e da Coleção Política e Administração da Educação, ambas promovidas pela ANPAE-Nacional. Membro do GT 11 da ANPED, tendo atuado como Consultor Ad-hoc em diversos eventos nacionais e regionais. Líder do GRAPSE - Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais cadastrado no DGP/CNPq. Coordenador acadêmico e membro fundador da REDE RANKINTACS - Rede Brasileira de Pesquisa em Rankings, Índices e Tabelas Classificatórias na Educação Superior. Atua membro do conselho fiscal (2022-2026) e foi membro do Conselho Científico da ABAVE-Associação Brasileira de Avaliação Educacional (2016-2022). É Assessor ou consultor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Entre outros projetos coordenados: a) A PANDEMIA COVID-19: Problemas e ações de enfrentamento de membros da comunidade escolar do SENAI-SP, b) Elaboração do instrumento de Avaliação Docente do SIMAIS - Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte; c) coordenador da pesquisa, promovida pelo Governo do Estado do Ceará, intitulada: Análise de fatores de alto desempenho e boas práticas em escolas da rede pública do estado do Ceará. É membro das seguintes redes: Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE), Red Iberoamericana de Investigadores sobre Evaluación de la Docencia (RIIED), Red de Investigadores en Gobernanza Universitaria e instituciones educativas (RIGUED). Participa das seguintes associações: ABAVE-Associação Brasileira de Avaliação Educacional, ANPAE-Associação Nacional de Política e Administração Educacional, GT 11 (Política de Educação Superior) da ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES). Autor de aproximadamente 89 artigos científicos, 47 livros e/ou capítulos de livros, participou em 130 Bancas de Mestrado e Doutorado. Suas pesquisas estão focadas em temáticas como: Avaliação em Larga Escala da Educação Básica e Superior; Rankings Acadêmicos, Governança Universitária e Universidade de Classe Mundial; Doutorados Profissionais em áreas estratégicas do governo brasileiro; Eficácia escolar, fatores contextuais e boas práticas escolares; Responsabilidade social e extensão universitária.

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Publicado

20/07/2024

Como Citar

Fruchi, A. J., & Calderón, A.-I. (2024). DOUTORADOS PROFISSIONAIS EM BIOTECNOLOGIA: MAPEAMENTO E TENDÊNCIAS EM UNIVERSIDADES DE CLASSE MUNDIAL CONTEXTUALIZADAS NOS RANKINGS ACADÊMICOS INTERNACIONAIS. HOLOS, 3(40). https://doi.org/10.15628/holos.2024.17220

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