FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE QUÍMICA: REFLEXÕES A PARTIR DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS LICENCIANDOS DO IFRN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2022.13683

Palavras-chave:

Perfil Socioeconômico, licenciandos em química, carreira docente

Resumo

O presente estudo propõe analisar o perfil socioeconômico de licenciandos em Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e investigar suas motivações para escolha do curso, relação com ele e perspectivas profissionais. A pesquisa foi desenvolvida com 209 estudantes matriculados nos cursos dos seguintes campi: Apodi, Currais Novos, Ipanguaçu e Pau dos Ferros. Para coleta de dados foram aplicados questionários através do Googleforms e assinados os Termos de Consentimento Livre e Esclarecido. Observou-se que a maioria dos estudantes tem faixa etária entre 21 e 25 anos, é oriunda de escola pública, possui renda familiar média de até 1,5 salário-mínimo, escolheu o curso pela afinidade com a área e inspiração em um professor, mas que não deseja ser docente. De forma geral, os estudantes desejam concluir o curso, apesar das dificuldades que influenciam no desempenho acadêmico.

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Biografia do Autor

Estefane Souza Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Pau dos Ferros

Graduanda em Licenciatura Plena em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros

Rony Almeida Aragão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Pau dos Ferros

Graduando em Licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.

Ayla Márcia Cordeiro Bizerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Pau dos Ferros

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (2005), tendo concluído mestrado (2008) e doutorado (2012) em Química, com área de concentração em Química Orgânica na referida instituição. Realizou parte de seu doutorado na Universidade de Oviedo (Espanha) sob a orientação dos professores doutores Vicente Gotor e Vicente Gotor-Fernández no ano de 2009. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Pau dos Ferros. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, atuando principalmente nas áreas de produtos naturais e biocatálise.

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Publicado

28/12/2022

Como Citar

Santos, E. S., Aragão, R. A., & Bizerra, A. M. C. (2022). FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE QUÍMICA: REFLEXÕES A PARTIR DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS LICENCIANDOS DO IFRN. HOLOS, 6. https://doi.org/10.15628/holos.2022.13683

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