Feminilidades e masculinidades na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2022.12695

Palavras-chave:

Gênero, Educação Infantil, Masculinidades, Feminilidades.

Resumo

Este estudo discorre sobre gênero na Educação Infantil. Tem como objetivo geral observar como as questões de gênero permeiam o cotidiano escolar da Educação Infantil de uma escola particular na cidade de Belém, estado do Pará. Para isso, buscou compreender o que é dito na literatura sobre gênero na Educação Infantil, assim como observar as relações dos sujeitos desse espaço dentro da perspectiva de gênero. Adotaram-se procedimentos da abordagem qualitativa e trabalho de campo, realizado durante três meses em duas turmas. Foram participantes duas professoras, um professor, uma estagiária e treze crianças. Foi registrada a relação entre professor/as, alunos/as e seus pares, a organização do espaço escolar, as brincadeiras, a linguagem e as formas de elogios. Os resultados apontam que na escola em questão, apesar de esforços contrários, ainda prevalece um fortalecimento de dicotomias de gênero e contribui para a imersão das crianças no jogo da identidade e diferença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Neves de Oliveira, IFRJ

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/IFPA

Especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro/IFRJ

Kirla Korina Anderson Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Graduada em Ciências Sociais, mestre em Sociologia e Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará/UFPA. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/IFPA.

Referências

Bourdieu, P. (2019). A dominação masculina. (15ª ed; Tradução: Maria Helena Kuhner). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Britzman, D. P. (1996). O que é essa coisa chamada amor – identidade homossexual, educação e currículo. Educação & Realidade. 21 (1): 71-96.

Carvalho, L. D. (2015). Crianças e infâncias na educação (em tempo) integral. Universidade Federal de São João. Educação em revista. Vol. 31. DOI: 10.1590/0102-4698136686

Creswell, W. (2007). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. (2ª ed; Tradução: Luciana de Oliveira da Rocha). Porto Alegre: Artmed.

Foucault, M. (2018). Microfísica do poder. (8a ed; Organização, introdução e revisão técnica de Roberto Machado). Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra.

Hall, S. (2019). A identidade cultural na pós-modernidade. (12a ed; 2a reimpressão. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva & Guacira Lopes Louro). Rio de Janeiro: Lamparina.

Kramer, S. (1999). O papel social da Educação Infantil. Revista textos do Brasil Educação para um desenvolvimento humano no Brasil. n.7.

Louro, G. L. (1997). Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. (6a ed.) Petrópolis-RJ: Vozes.

Louro, G. L. (2000). Corpo, escola e identidade. Educação & realidade. 25 (2) 59-76.

Pierucci, A. (2007). Do feminismo igualitarista ao feminismo diferencialista e depois. In: Brabo, J. S. A. (org). Gênero e educação: lutas do passado, conquistas do presente e perspectivas futuras. São Paulo: Ícone.

Scott, J. W. (1995). Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. 20 (2): 71-99.

Silva, T. T. (2019). Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. (3a ed. 11a reimpressão). Belo Horizonte: Autêntica.

Vianna, C. Finco, D. (2009). Meninos e meninas na educação infantil: uma questão de gênero e poder. Cadernos Pagu. (33) 265-283. DOI: 10.1590/S0104-83332009000200010

Downloads

Publicado

17/12/2021

Como Citar

Oliveira, L. N. de, & Ferreira, K. K. A. (2021). Feminilidades e masculinidades na Educação Infantil. HOLOS, 8. https://doi.org/10.15628/holos.2022.12695

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.