EDUCAÇÃO ESPECIAL E FORMAÇÃO DOCENTE: ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.12080

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual, Educação Especial, Formação docente.

Resumo

Os movimentos que geraram esta pesquisa partiram de inquietudes e desejos que nos conduziram a realizar estudos voltados para sujeitos com deficiência intelectual e políticas educacionais, na perspectiva da Educação Inclusiva, no Brasil. Esta é uma discussão complexa e ampla, mas necessária para o desenvolvimento de estudos no campo da educação e na defesa dos direitos humanos. Desta forma, propusemos, neste artigo, a realização de uma pesquisa bibliográfica, sobre o referido tema, acreditando que estas reflexões nos possibilitará novos conhecimentos com relação ao objeto de estudo escolhido e com direito a constantes e necessárias revisitações.

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Biografia do Autor

Daiane Santana Teixeira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UESB de Vitória da Conquista-BA, especialista em Alfabetização e Ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2013), graduada em Pedagogia pela UESB (2011), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Atualmente faz parte do grupo é professora da Universidade Tiradentes - UNIT.

Denise Aparecida Brito Barreto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil; Líder do Grupo de Estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas (Gelforpe/CNPq).

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq), Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

18/06/2021

Como Citar

Teixeira, D. S., Barreto, D. A. B., & Nunes, C. P. (2021). EDUCAÇÃO ESPECIAL E FORMAÇÃO DOCENTE: ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. HOLOS, 2, 1–19. https://doi.org/10.15628/holos.2021.12080

Edição

Seção

Dossiê - Políticas educacionais: experiências significativas no Brasil e na Espanha

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