CONHECENDO POSSIBILIDADES DE CONFIGURAÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

Palavras-chave:

trabalho colaborativo, educação inclusiva, escola

Resumo

Esta investigação é um levantamento de artigos que descrevem práticas de trabalho colaborativo para promoção da educação inclusiva feito no portal digital do Periódicos Capes, na Revista Educação Especial e na Revista Brasileira de Educação Especial. O objetivo é compreender as diferentes configurações de trabalho colaborativo partindo das práticas relatadas nos artigos. É uma pesquisa exploratória, do tipo bibliográfica. Após a leitura dos textos resultantes da busca, aplicados os critérios de exclusão, ficaram 11 artigos, que foram organizados em duas categorias: trabalho colaborativo entre professor especialista e professor de classe regular (4 artigos) e trabalho colaborativo coletivo (7 artigos). Em ambas categorias, se esperava encontrar um número maior de textos e uma descrição das práticas mais detalhadas. A ênfase no trabalho colaborativo não intenta defendê-lo como o único caminho para a inclusão escolar. Mas é imprescindível ressaltar que culturas colaborativas são mais inclusivas.

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Biografia do Autor

Maxwel Alves da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduando de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Libras na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Formado em Licenciatura em Letras Língua espanhola Pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018) e Técnico em Informática (2011) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Membro do do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva a partir de Vygotski (GEPEIVyg).

Layson Gabriel Brito da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduando da Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva a partir de Vygotski (GEPEIVyg).

Alline Mayara Ferreira Laranjeira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Técnica em Informática, pelo IFRN - Campus João Câmara. Graduanda da Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva a partir de Vygotski (GEPEIVyg).

Lilian Raquel da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduanda de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Libras na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Formada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN no ano de 2014. Membro do do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva a partir de Vygotski (GEPEIVyg).

Adriane Cenci, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEsp) da UFRN. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva a partir de Vygotski (GEPEIVyg). 

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Publicado

08/03/2024

Como Citar

Silva, M. A. da, Silva, L. G. B. da, Laranjeira, A. M. F., Silva, L. R. da, & Cenci, A. (2024). CONHECENDO POSSIBILIDADES DE CONFIGURAÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR. HOLOS, 4(39). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10758

Edição

Seção

ARTIGOS

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