OS DESAFIOS DO PEDAGOGO NA FUNÇÃO SUPERVISORA EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Isabella Abreu Carvalho Instituto Federal do Amapá - IFAP

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.1997

Resumo

O objetivo deste artigo é possibilitar a compreensão sobre os desafios postos ao trabalho do pedagogo na função supervisora de uma instituição de educação profissional, mas especificamente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá que faz parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Este trabalho em sua organização inicial faz um breve estudo sobre a formação e papel do pedagogo no Brasil, focalizando a sua função enquanto supervisor escolar, contextualizando as mudanças e o seu perfil. Em seguida, aborda o espaço da educação profissional, a fim de verificar as competências, a relação com os professores, a percepção que estes têm do trabalho do pedagogo e os desafios de sua gestão pedagógica nesse espaço. Para essa investigação, se fez necessário enfoque na pesquisa qualitativa que se caracteriza por buscar compreender e classificar um determinado fenômeno social. Foram aplicadas entrevistas com o corpo docente, que no cotidiano da escola, mais interações possui com o pedagogo, e também com estes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALMEIDA, Claudia Mara de; SOARES, Kátia Cristina Dambiski. Pedagogo Escolar: as funções supervisora e orientadora. Curitiba: Ibpex, 2010.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências.

_______. Ministério da Educação. Encaminha a descrição dos cargos técnico-administrativos em educação, que foram autorizados pelo Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão para concurso público. Ofício Circular nº 015/2005/CGGP/SAA/SE/MEC, de 28 de novembro de 2005.

_______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº. 5, de 13 de dezembro de 2005. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne>. Acesso em: 07 jan. 2012.

FALCÃO FILHO, J.M. Uma supervisão compartilhada: a relação professor/supervisor. Minas Gerais: Fundação AMAE para Educação e Cultura, Mai. 1994.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 9. ed. – São Paulo, Cortez, 2007.

MEDINA, Antonia da S. Supervisão escolar: da ação exercida à ação repensada. Porto Alegre: AGE, 2002.

PIMENTA. Selma Garrido. O pedagogo na escola pública. São Paulo: Loyola, 2002.

SAVIANI, Demerval. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

28/03/2014

Como Citar

Carvalho, I. A. (2014). OS DESAFIOS DO PEDAGOGO NA FUNÇÃO SUPERVISORA EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. HOLOS, 2, 65–74. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1997