CONHECENDO POSSIBILIDADES DE CONFIGURAÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
Palavras-chave:
trabalho colaborativo, educação inclusiva, escolaResumo
Esta investigação é um levantamento de artigos que descrevem práticas de trabalho colaborativo para promoção da educação inclusiva feito no portal digital do Periódicos Capes, na Revista Educação Especial e na Revista Brasileira de Educação Especial. O objetivo é compreender as diferentes configurações de trabalho colaborativo partindo das práticas relatadas nos artigos. É uma pesquisa exploratória, do tipo bibliográfica. Após a leitura dos textos resultantes da busca, aplicados os critérios de exclusão, ficaram 11 artigos, que foram organizados em duas categorias: trabalho colaborativo entre professor especialista e professor de classe regular (4 artigos) e trabalho colaborativo coletivo (7 artigos). Em ambas categorias, se esperava encontrar um número maior de textos e uma descrição das práticas mais detalhadas. A ênfase no trabalho colaborativo não intenta defendê-lo como o único caminho para a inclusão escolar. Mas é imprescindível ressaltar que culturas colaborativas são mais inclusivas.
Downloads
Referências
Brasil (2008). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SECADI.
Brasil (2009). Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009: Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: MEC/CNE/CEB.
Brasil (2011). Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011: Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União.
Damiani, M. F. (2006). A teoria da atividade como ferramenta para entender o desempenho de duas escolas de ensino fundamental. Anais da 29ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu. p. 1-15.
Damiani, M. F. (2008). Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar, n. 31, p. 213-230.
Ferreira, B. C.; Mendes, E. G.; Almeida, M. A. & Del Prette, Z. A. P. (2007). Parceria colaborativa: descrição de uma experiência entre o ensino regular e especial. Revista Educação Especial, n. 29, p. 1-7.
Freitas, A. P. & Monteiro, M. I. B. (2016). “Olhar” e pensar o ensino para alunos com deficiência: os saberes produzidos em contexto colaborativo. Revista Lusófona de Educação, n. 34, p. 143-159.
Gil, A. C. (2019). Como elaborar projetos de pesquisa (6ª ed.). São Paulo: Atlas.
Givigi, R. C. N.; Silva, R. S.; Alcântara, J. N.; Souza, T. A. & Ralin, V. L. O. (2016). O trabalho colaborativo na escola: o uso da tecnologia assistiva. Educação, v. 41, n. 2, p. 359-374.
Givigi, R. C. N. & Silva, R. S. (2018). Formação continuada dos professores em contexto: espaços de diálogo/formação no ensino fundamental. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, n. 41, p. 126-148.
Machado, A. C.; Bello, S. F. & Almeida, M. A. (2012). O papel consultivo do fonoaudiólogo: algumas reflexões sobre a consultoria colaborativa na escola regular. Revista Educação Especial, v. 25, n. 43, p. 233-248.
Martinelli, J. A. & Vitaliano, C. R. (2018). Desenvolvimento do trabalho colaborativo entre uma professora de educação especial e professores da classe comum. Perspectiva: Revista do Centro de Ciências da Educação, v. 36, n.3, p. 1031-1051.
Mello, A. F. G. & Hostins, C. R. L. (2018). Construção mediada e colaborativa de instrumentos de avaliação da aprendizagem na escola inclusiva. Revista Educação Especial, v. 31, n. 63, p. 1025-1038.
Mendes, E. G.; Vilaronga, C. A. R & Zerbato, A. P. (2014). Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre a educação comum e especial. São Paulo: EdUFSCar.
Pessanha, A. M. A. & Leal, A. M. E. R. (2017). Didática, reflexão e análise no processo de ensino/aprendizagem, visando a integração de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Revista Matéria-Prima, v. 6, n.1, p. 157-169.
Santarosa, L. M. C.; Conforto, D. & Basso, L. O. (2012). Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da Web 2.0. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 18, n.3, p. 449-468.
Santos, D. A. N.; Lanuti, J. E. O. E.; Rocha, N. C. & Barros, D. D. (2019). Educação Matemática: a articulação de concepção e práticas inclusivas e colaborativas. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, n. 1, p. 254-276.
Souza, C. T. R. & Mendes, E. G. (2017). Revisão sistemática das pesquisas colaborativas em educação especial na perspectiva da inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 23, n. 2, p. 279-292.
Toledo, E. H. & Vitaliano, C. R. (2012). Formação de professores por meio de pesquisa colaborativa com vistas à inclusão de alunos com deficiência intelectual. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 12, n. 2, p. 319-336.
Vilaronga, C. A. R. & Mendes, E. G. (2014). Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 95, n. 239, p. 139-151.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 HOLOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.