INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS EXPORTADORAS: ASPECTOS MOTIVACIONAIS E O PAPEL DO EMPREENDEDOR

Autores

  • Cândida Barreto Galdino Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Lúcia de Fátima Lúcio Gomes da Costa Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.2263

Palavras-chave:

Internacionalização, motivação, estratégias

Resumo

A internacionalização de empresas é um processo complexo e em constante evolução que pode ser visto dentro de várias perspectivas. O objetivo deste trabalho é a identificação dos determinantes motivacionais e estratégicos na internacionalização de firmas dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Para isso, foi realizado um survey com 30 empresas exportadoras e os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Como resultados, foi encontrado que a experiência internacional do gestor e o controle da alta gestão, refletem a importância do papel do empreendedor no processo de internacionalização. As limitações desta pesquisa devem ser superadas em estudos futuros, para isso, recomenda-se a ampliação da amostra e inclusão de novas variáveis.

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Biografia do Autor

Cândida Barreto Galdino, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Graduada no Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior pelo IFRN, analista de Comércio Exterior na empresa GB Imports.

Lúcia de Fátima Lúcio Gomes da Costa, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professora no Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior pelo IFRN.

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Publicado

11/12/2015

Como Citar

Galdino, C. B., & Gomes da Costa, L. de F. L. (2015). INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS EXPORTADORAS: ASPECTOS MOTIVACIONAIS E O PAPEL DO EMPREENDEDOR. HOLOS, 6, 210–221. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2263

Edição

Seção

ARTIGOS

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