INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS EXPORTADORAS: ASPECTOS MOTIVACIONAIS E O PAPEL DO EMPREENDEDOR
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2015.2263Palavras-chave:
Internacionalização, motivação, estratégiasResumo
A internacionalização de empresas é um processo complexo e em constante evolução que pode ser visto dentro de várias perspectivas. O objetivo deste trabalho é a identificação dos determinantes motivacionais e estratégicos na internacionalização de firmas dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Para isso, foi realizado um survey com 30 empresas exportadoras e os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Como resultados, foi encontrado que a experiência internacional do gestor e o controle da alta gestão, refletem a importância do papel do empreendedor no processo de internacionalização. As limitações desta pesquisa devem ser superadas em estudos futuros, para isso, recomenda-se a ampliação da amostra e inclusão de novas variáveis.Downloads
Referências
BORINI ET AL. Performance e internacionalização das empresas brasileiras. In: OLIVEIRA, M. M. Multinacionais Brasileiras: Internacionalização, Inovação e Estratégia Global. São Paulo: Bookman, 2009. Cap. 6, p. 111-125.
CARNEIRO, J. M. T. Desempenho de exportação de empresas brasileiras: uma abordagem integrada. 2007. 491 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
CYRINO, A. B.; OLIVEIRA J. M. M.; BARCELLOS, E. P. Evidências sobre a internacionalização de empresas brasileiras. In: OLIVEIRA, Moacir de Miranda. Multinacionais Brasileiras: Internacionalização, Inovação e Estratégia Global. São Paulo: Bookman, 2009. Cap. 5, p. 93-109.
DIEHL, A. A; TATIM, D. C. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
HILAL A; HEMAIS C. A. O processo de internacionalização na ótica da Escola Nórdica: evidências empíricas em empresas brasileiras. Revista de Administração Contemporânea, vol. 7, n. 1, p. 109 124, jan./ mar. 2003.
HEMAIS, C. A. (Org.). O desafio dos mercados externos: teoria e prática na internacionalização da firma. Rio de Janeiro: Mauad, 2005.
HONÓRIO, L. C.; RODRIGUES, S. B. A internacionalização sob o foco de múltiplas perspectivas: um survey com empresas brasileiras de manufaturados. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 30, 2006, Salvador. Rio de Janeiro, ANPAD, 2006.
HONÓRIO, L. C. A internacionalização de empresas brasileiras em uma perspectiva motivacional. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, n. 2, p.128-151, abr. 2008. Mensal.
JOHANSON, J.; WIEDERSHEIM-PAUL, F. The internationalization of the firm: four Swedish cases. Journal of Management Studies, v. 12, n. 3, p. 305-322, 1975.
KNIGHT, G. A., & CAVUSGIL, S. T. (2004), “Innovation, Organizational Capabilities, and the born-global firm. Journal of international business studies, 35 (2), pp, 124-141.
MARCENES, L. H. Estratégias de internacionalização: investimentos diretos externos de multinacionais brasileiras. 2009. 93 f. Dissertação (Mestrado) - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2009.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior. Expresas exportadoras do Ceará. Disponível em: < www.desenvolvimento.gov.br >. Acesso em: 13 out. 2012.
__________. Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior. Expresas exportadoras do Rio Grande do Norte. Disponível em: < www.desenvolvimento.gov.br >. Acesso em: 13 out. 2012.
MINTZBERG, H.; WATERS. J. A. Of Strategies, Deliberate and Emergent. Strategic
Management Journal, v. 6, n. 3, p. 257-272, Jul/Set. 1985.
OVIATT, B.M.; MCDOUGALL, P.P. Toward a theory of international new ventures. Journal of International Business Studies, 25/1, 45-64, 1994.?
PERSINGER, E.S., CIVI, E. and VOSTINA, S.W. “The born global entrepreneur in emerging economies”, International Business and Economics Research Journal, Vol.6 No. 3, pp. 73-82, 2007.
REZENDE, S. F. L. Gradualismo e descontinuidade em processos de internacionalização. Revista de Administração, v. 37, n. 1, p. 39-50, São Paulo, janeiro/março, 2002.
RIBEIRO, F. F.; PIMENTEL, J. E. Empresas born globals brasileiras: a influência do perfil do empreendedor e da localização geográfica. Caderno de Administração Puc-SP, São Paulo, n. 1 , p.1-24, Disponível em: < http://revistas.pucsp.br/index.php/caadm/article/view/7779/6625 >. Acesso em: 20 mar. 2013.
VERGARA, C. S. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 1997.