INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS EXPORTADORAS: ASPECTOS MOTIVACIONAIS E O PAPEL DO EMPREENDEDOR

Autores

  • Cândida Barreto Galdino Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Lúcia de Fátima Lúcio Gomes da Costa Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.2263

Palavras-chave:

Internacionalização, motivação, estratégias

Resumo

A internacionalização de empresas é um processo complexo e em constante evolução que pode ser visto dentro de várias perspectivas. O objetivo deste trabalho é a identificação dos determinantes motivacionais e estratégicos na internacionalização de firmas dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Para isso, foi realizado um survey com 30 empresas exportadoras e os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Como resultados, foi encontrado que a experiência internacional do gestor e o controle da alta gestão, refletem a importância do papel do empreendedor no processo de internacionalização. As limitações desta pesquisa devem ser superadas em estudos futuros, para isso, recomenda-se a ampliação da amostra e inclusão de novas variáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cândida Barreto Galdino, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Graduada no Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior pelo IFRN, analista de Comércio Exterior na empresa GB Imports.

Lúcia de Fátima Lúcio Gomes da Costa, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professora no Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior pelo IFRN.

Referências

BORINI ET AL. Performance e internacionalização das empresas brasileiras. In: OLIVEIRA, M. M. Multinacionais Brasileiras: Internacionalização, Inovação e Estratégia Global. São Paulo: Bookman, 2009. Cap. 6, p. 111-125.

CARNEIRO, J. M. T. Desempenho de exportação de empresas brasileiras: uma abordagem integrada. 2007. 491 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

CYRINO, A. B.; OLIVEIRA J. M. M.; BARCELLOS, E. P. Evidências sobre a internacionalização de empresas brasileiras. In: OLIVEIRA, Moacir de Miranda. Multinacionais Brasileiras: Internacionalização, Inovação e Estratégia Global. São Paulo: Bookman, 2009. Cap. 5, p. 93-109.

DIEHL, A. A; TATIM, D. C. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2006.

HILAL A; HEMAIS C. A. O processo de internacionalização na ótica da Escola Nórdica: evidências empíricas em empresas brasileiras. Revista de Administração Contemporânea, vol. 7, n. 1, p. 109 124, jan./ mar. 2003.

HEMAIS, C. A. (Org.). O desafio dos mercados externos: teoria e prática na internacionalização da firma. Rio de Janeiro: Mauad, 2005.

HONÓRIO, L. C.; RODRIGUES, S. B. A internacionalização sob o foco de múltiplas perspectivas: um survey com empresas brasileiras de manufaturados. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 30, 2006, Salvador. Rio de Janeiro, ANPAD, 2006.

HONÓRIO, L. C. A internacionalização de empresas brasileiras em uma perspectiva motivacional. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, n. 2, p.128-151, abr. 2008. Mensal.

JOHANSON, J.; WIEDERSHEIM-PAUL, F. The internationalization of the firm: four Swedish cases. Journal of Management Studies, v. 12, n. 3, p. 305-322, 1975.

KNIGHT, G. A., & CAVUSGIL, S. T. (2004), “Innovation, Organizational Capabilities, and the born-global firm. Journal of international business studies, 35 (2), pp, 124-141.

MARCENES, L. H. Estratégias de internacionalização: investimentos diretos externos de multinacionais brasileiras. 2009. 93 f. Dissertação (Mestrado) - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2009.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior. Expresas exportadoras do Ceará. Disponível em: < www.desenvolvimento.gov.br >. Acesso em: 13 out. 2012.

__________. Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior. Expresas exportadoras do Rio Grande do Norte. Disponível em: < www.desenvolvimento.gov.br >. Acesso em: 13 out. 2012.

MINTZBERG, H.; WATERS. J. A. Of Strategies, Deliberate and Emergent. Strategic

Management Journal, v. 6, n. 3, p. 257-272, Jul/Set. 1985.

OVIATT, B.M.; MCDOUGALL, P.P. Toward a theory of international new ventures. Journal of International Business Studies, 25/1, 45-64, 1994.?

PERSINGER, E.S., CIVI, E. and VOSTINA, S.W. “The born global entrepreneur in emerging economies”, International Business and Economics Research Journal, Vol.6 No. 3, pp. 73-82, 2007.

REZENDE, S. F. L. Gradualismo e descontinuidade em processos de internacionalização. Revista de Administração, v. 37, n. 1, p. 39-50, São Paulo, janeiro/março, 2002.

RIBEIRO, F. F.; PIMENTEL, J. E. Empresas born globals brasileiras: a influência do perfil do empreendedor e da localização geográfica. Caderno de Administração Puc-SP, São Paulo, n. 1 , p.1-24, Disponível em: < http://revistas.pucsp.br/index.php/caadm/article/view/7779/6625 >. Acesso em: 20 mar. 2013.

VERGARA, C. S. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 1997.

Downloads

Publicado

11/12/2015

Como Citar

Galdino, C. B., & Gomes da Costa, L. de F. L. (2015). INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS EXPORTADORAS: ASPECTOS MOTIVACIONAIS E O PAPEL DO EMPREENDEDOR. HOLOS, 6, 210–221. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2263

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.