As práticas de Educação Ambiental dentro do livro didático de Geografia do Ensino Fundamental - anos finais.

Autores

  • Paulo Ricardo Lima Martins Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) https://orcid.org/0000-0002-7369-3480
  • Ana Beatriz Câmara Maciel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexoes.2021.12933

Palavras-chave:

educação ambiental, livro didático, Geografia, Olho d’Água do Borges

Resumo

O objetivo deste artigo foi identificar os conteúdos, que predominam, presentes no livro didático “Expedições Geográficas” do 7º ano do ensino fundamental, que dão base a uma abordagem de Educação Ambiental em sala de aula, além de conhecer o método de trabalho de professores de Geografia que atuam na zona urbana do município de Olho d’Água do Borges - RN e por fim, a construção de uma cartilha de incentivo à EA, tendo como recorte territorial da área de estudo. A metodologia escolhida foi, inicialmente, a análise do livro didático, com a seleção dos assuntos que se encaixam naquilo compreendido por EA. Posteriormente, se fez necessário a realização de entrevistas estruturadas, com três professores que atuam com Geografia no município, por sua vez, a cartilha foi construída através do site CANVA, fazendo uso de imagens feitas em visitas a campo e de perfil oficial da gestão municipal. Por fim, a abordagem da EA é muito clara a se realizar na obra didática utilizada, sendo possível, dentre vários, selecionar cinco conteúdos que se destacam e possibilitam pleno trabalho por parte dos professores em sala, já estes demonstraram uma certa diversidade em suas formas de trabalhar a temática.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo Lima Martins Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Graduado em Geografia, UFRN. Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia, UNINTER. Concluindo especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido, IFRN. Graduando em Pedagogia, UERN.

Downloads

Publicado

07-02-2022

Como Citar

LIMA MARTINS ARAÚJO, Paulo Ricardo; CÂMARA MACIEL, Ana Beatriz. As práticas de Educação Ambiental dentro do livro didático de Geografia do Ensino Fundamental - anos finais. Geoconexões, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 65–85, 2022. DOI: 10.15628/geoconexoes.2021.12933. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/12933. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS