INSERÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL NA CULTURA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: O DIAGNÓSTICO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO PONTO DE PARTIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.16966

Palavras-chave:

sustentabilidade, gestão organizacional, responsabilidade socioambiental

Resumo

Nas instituições de ensino, a visão preponderante da dimensão ambiental ao longo do tempo se deteve às abordagens adotadas dentro de uma visão fragmentada, advinda das campanhas educativas e de ações no âmbito das disciplinas afins.  Todavia, o ideal é que a educação e a gestão ambiental estejam disseminadas na cultura organizacional, e não apenas nos planos de ensino. Dentro desta perspectiva, foi objetivo desta pesquisa realizar uma análise da percepção ambiental dos diferentes colaboradores que compõem o quadro funcional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Ipanguaçu, no intuito de diagnosticar as lacunas e potencialidades que obtiveram no decorrer da sua formação individual/profissional. As evidências identificadas na análise retrataram que a educação ambiental não foi inserida como prática integrada e contínua nos currículos de formação de 60% da comunidade interna investigada, esse panorama se reflete na percepção ambiental dos indivíduos. Contudo, ao refletirem sobre práticas que tornem o caminho possível para inserção da variável ambiental na organização, 32% citaram oficinas, 24% disseram minicursos, 22% citaram palestras, 35% citaram também “outras” opções como envolvimento em projetos e em ações que estivessem previstas no plano de desenvolvimento da instituição. A análise da percepção dos colaboradores constitui um importante diagnóstico prévio, através do qual pode se conhecer o perfil dos colaboradores, os pontos fracos existentes na formação destes e as alternativas sugeridas para delinear estratégias e ações que disseminem a gestão ambiental no exercício do trabalho e na essência da organização.

Biografia do Autor

Samylle Ruana Marinho de Medeiros, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Professora efetiva do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Manejo de Solo e Água pela Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA (2019 - 2023). Mestrado em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2013-2015). Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2009-2013). Na graduação participou de projetos de iniciação científica como bolsista CAPES, atuando na área de planejamento e zoneamento ambiental. No mestrado trabalhou na linha de pesquisa Diagnóstico e Conservação Ambiental. Na área profissional tem experiência na docência, onde atuou como instrutora eventual no curso técnico de meio ambiente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/RN (2014-2015); Foi Professora substituta do departamento de gestão ambiental da UERN (2015-2016); Atuou como tutora presencial do curso superior tecnólogo em Gestão Ambiental no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN durante o semestre 2018.1 (2017-2018). Atuou como professora no curso técnico de meio ambiente no Centro Estadual Profissional Professor Francisco de Assis Pedrosa/RN (2017-2018). Na área de consultoria e assessoria ambiental atuou como pesquisadora no Plano de Manejo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, Macau/RN (2016-2017); Atuou também na equipe técnica de elaboração do laudo socioambiental de criação da Área de Relevante Interesse Ecológico da Mata da Bica, Portalegre/RN (2015).

Lavínia Guilhermina de Araújo Lopes, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Concluiu em 2022 o Curso Técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Ipanguaçu. Possui experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Educação Ambiental e Sustentabilidade. No IFRN, atuou durante o ano letivo de 2021 no Projeto Campus Verde que contribuiu para a elaboração de seu Trabalho de Conclusão de Curso titulado como "Percepção e Educação Ambiental: uma análise sobre o olhar dos colaboradores de uma instituição de ensino do Rio Grande do Norte". Atualmente, cursa graduação em Odontologia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - Campus Avançado de Caicó.

Leonardo Rafael Medeiros , Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Ipanguaçu. Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado (2014) e Licenciatura (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Ecologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFRN (2016). Atualmente doutorando em Geografia (ênfase em Ciências Ambientais) na Universidade de Exeter. Tem experiência na área de Ecologia, Análise Ambiental, Educação Ambiental, Educação Inclusiva e Ensino de Ciências e Biologia, com ênfase interdisciplinar. Atuou como coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFRN, Campus Ipanguaçu, de 08/2019 a 02/2021 e como coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente de 01/2021 a 07/2023 na mesma instituição.

Joyce Elanne Mateus Celestino, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Professora de Gestão Ambiental no Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (IFRN), Doutora em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP (2018), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2010), Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRN (2013) e Graduada no Curso de Tecnologia em Meio Ambiente, pelo IFRN (2006). Atuou como professora substituta da área de Gestão Ambiental no Departamento de Eng. de Produção da UFPB (2019-2021), responsável pelas disciplinas Planejamento e Gestão Ambiental, Ecologia Industrial e Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental no Departamento de Eng. de Produção - UFRN (2012-2013) ministrando as disciplinas da área de engenharia de sustentabilidade (Gestão Ambiental, Gestão de Resíduos e Auditoria para Sistemas de Gestão Ambiental). Pesquisadora visitante no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da University of Strathclyde, Scotland (2017). Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial - DTI B do CNPq no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, Parnamirim-RN (2011-2013). Estágio sanduíche (2010) no Grupo de Estudos da Pesca em Cabo Frio-RJ em parceria com o Grupo de Estudos em Ergonomia e Novas Tecnologias - GENTE da COPPE-UFRJ (2010). Estagiou/trabalhou para aprimorar a aplicação de conceitos na prática, em secretarias municipais (Obras e Habitação - na área de saneamento ambiental; Agência Reguladora de Saneamento Básico) da Prefeitura do Natal, RN. Participou da elaboração de Relatórios de Avaliação Ambiental para empreendimentos da construção civil (2008).

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Publicado

02-09-2024

Como Citar

MARINHO DE MEDEIROS, Samylle Ruana; DE ARAÚJO LOPES, Lavínia Guilhermina; MEDEIROS , Leonardo Rafael; MATEUS CELESTINO, Joyce Elanne. INSERÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL NA CULTURA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: O DIAGNÓSTICO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO PONTO DE PARTIDA. Geoconexões, [S. l.], v. 2, n. 19, p. 205–222, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2024.16966. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/16966. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - EDUCAÇÃO, ESPAÇO E AMBIENTE: ABORDAGENS PLURAIS