INSERÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL NA CULTURA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: O DIAGNÓSTICO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO PONTO DE PARTIDA
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.16966Palavras-chave:
sustentabilidade, gestão organizacional, responsabilidade socioambientalResumo
Nas instituições de ensino, a visão preponderante da dimensão ambiental ao longo do tempo se deteve às abordagens adotadas dentro de uma visão fragmentada, advinda das campanhas educativas e de ações no âmbito das disciplinas afins. Todavia, o ideal é que a educação e a gestão ambiental estejam disseminadas na cultura organizacional, e não apenas nos planos de ensino. Dentro desta perspectiva, foi objetivo desta pesquisa realizar uma análise da percepção ambiental dos diferentes colaboradores que compõem o quadro funcional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Ipanguaçu, no intuito de diagnosticar as lacunas e potencialidades que obtiveram no decorrer da sua formação individual/profissional. As evidências identificadas na análise retrataram que a educação ambiental não foi inserida como prática integrada e contínua nos currículos de formação de 60% da comunidade interna investigada, esse panorama se reflete na percepção ambiental dos indivíduos. Contudo, ao refletirem sobre práticas que tornem o caminho possível para inserção da variável ambiental na organização, 32% citaram oficinas, 24% disseram minicursos, 22% citaram palestras, 35% citaram também “outras” opções como envolvimento em projetos e em ações que estivessem previstas no plano de desenvolvimento da instituição. A análise da percepção dos colaboradores constitui um importante diagnóstico prévio, através do qual pode se conhecer o perfil dos colaboradores, os pontos fracos existentes na formação destes e as alternativas sugeridas para delinear estratégias e ações que disseminem a gestão ambiental no exercício do trabalho e na essência da organização.
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