INSERÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL NA CULTURA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: O DIAGNÓSTICO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO PONTO DE PARTIDA

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.16966

Mots-clés :

sustentabilidade, gestão organizacional, responsabilidade socioambiental

Résumé

Nas instituições de ensino, a visão preponderante da dimensão ambiental ao longo do tempo se deteve às abordagens adotadas dentro de uma visão fragmentada, advinda das campanhas educativas e de ações no âmbito das disciplinas afins.  Todavia, o ideal é que a educação e a gestão ambiental estejam disseminadas na cultura organizacional, e não apenas nos planos de ensino. Dentro desta perspectiva, foi objetivo desta pesquisa realizar uma análise da percepção ambiental dos diferentes colaboradores que compõem o quadro funcional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Ipanguaçu, no intuito de diagnosticar as lacunas e potencialidades que obtiveram no decorrer da sua formação individual/profissional. As evidências identificadas na análise retrataram que a educação ambiental não foi inserida como prática integrada e contínua nos currículos de formação de 60% da comunidade interna investigada, esse panorama se reflete na percepção ambiental dos indivíduos. Contudo, ao refletirem sobre práticas que tornem o caminho possível para inserção da variável ambiental na organização, 32% citaram oficinas, 24% disseram minicursos, 22% citaram palestras, 35% citaram também “outras” opções como envolvimento em projetos e em ações que estivessem previstas no plano de desenvolvimento da instituição. A análise da percepção dos colaboradores constitui um importante diagnóstico prévio, através do qual pode se conhecer o perfil dos colaboradores, os pontos fracos existentes na formação destes e as alternativas sugeridas para delinear estratégias e ações que disseminem a gestão ambiental no exercício do trabalho e na essência da organização.

Bibliographies de l'auteur

Samylle Ruana Marinho de Medeiros, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Professora efetiva do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Manejo de Solo e Água pela Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA (2019 - 2023). Mestrado em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2013-2015). Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2009-2013). Na graduação participou de projetos de iniciação científica como bolsista CAPES, atuando na área de planejamento e zoneamento ambiental. No mestrado trabalhou na linha de pesquisa Diagnóstico e Conservação Ambiental. Na área profissional tem experiência na docência, onde atuou como instrutora eventual no curso técnico de meio ambiente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/RN (2014-2015); Foi Professora substituta do departamento de gestão ambiental da UERN (2015-2016); Atuou como tutora presencial do curso superior tecnólogo em Gestão Ambiental no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN durante o semestre 2018.1 (2017-2018). Atuou como professora no curso técnico de meio ambiente no Centro Estadual Profissional Professor Francisco de Assis Pedrosa/RN (2017-2018). Na área de consultoria e assessoria ambiental atuou como pesquisadora no Plano de Manejo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, Macau/RN (2016-2017); Atuou também na equipe técnica de elaboração do laudo socioambiental de criação da Área de Relevante Interesse Ecológico da Mata da Bica, Portalegre/RN (2015).

Lavínia Guilhermina de Araújo Lopes, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Concluiu em 2022 o Curso Técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Ipanguaçu. Possui experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Educação Ambiental e Sustentabilidade. No IFRN, atuou durante o ano letivo de 2021 no Projeto Campus Verde que contribuiu para a elaboração de seu Trabalho de Conclusão de Curso titulado como "Percepção e Educação Ambiental: uma análise sobre o olhar dos colaboradores de uma instituição de ensino do Rio Grande do Norte". Atualmente, cursa graduação em Odontologia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - Campus Avançado de Caicó.

Leonardo Rafael Medeiros , Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Ipanguaçu. Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado (2014) e Licenciatura (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Ecologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFRN (2016). Atualmente doutorando em Geografia (ênfase em Ciências Ambientais) na Universidade de Exeter. Tem experiência na área de Ecologia, Análise Ambiental, Educação Ambiental, Educação Inclusiva e Ensino de Ciências e Biologia, com ênfase interdisciplinar. Atuou como coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFRN, Campus Ipanguaçu, de 08/2019 a 02/2021 e como coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente de 01/2021 a 07/2023 na mesma instituição.

Joyce Elanne Mateus Celestino, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Professora de Gestão Ambiental no Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (IFRN), Doutora em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP (2018), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2010), Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRN (2013) e Graduada no Curso de Tecnologia em Meio Ambiente, pelo IFRN (2006). Atuou como professora substituta da área de Gestão Ambiental no Departamento de Eng. de Produção da UFPB (2019-2021), responsável pelas disciplinas Planejamento e Gestão Ambiental, Ecologia Industrial e Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental no Departamento de Eng. de Produção - UFRN (2012-2013) ministrando as disciplinas da área de engenharia de sustentabilidade (Gestão Ambiental, Gestão de Resíduos e Auditoria para Sistemas de Gestão Ambiental). Pesquisadora visitante no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da University of Strathclyde, Scotland (2017). Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial - DTI B do CNPq no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, Parnamirim-RN (2011-2013). Estágio sanduíche (2010) no Grupo de Estudos da Pesca em Cabo Frio-RJ em parceria com o Grupo de Estudos em Ergonomia e Novas Tecnologias - GENTE da COPPE-UFRJ (2010). Estagiou/trabalhou para aprimorar a aplicação de conceitos na prática, em secretarias municipais (Obras e Habitação - na área de saneamento ambiental; Agência Reguladora de Saneamento Básico) da Prefeitura do Natal, RN. Participou da elaboração de Relatórios de Avaliação Ambiental para empreendimentos da construção civil (2008).

Références

ALMEIDA, R. SCATENA, L. M. LUZ, M. S. Percepção ambiental e políticas públicas: dicotomia e desafios no desenvolvimento da cultura de sustentabilidade. Ambiente e sociedade. São Paulo. v. 20, n.1. p. 43-64. 2017.

BRASIL. Política Nacional de Meio Ambiente. Lei nº 6.938 de 31 de Agosto de 1981.

BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei nº 9.795 de 27 de Abril de 1999.

CUNHA, J. et al. Modelos e tipologias de Gestão Ambiental: Subsídios para o estudo das mudanças nos processos de Adaptação Organizacional. In: Encontro da ANPAD, n. 33, 2009, São Paulo, 2009. Anais. São Paulo: ANPAD, 2009.

FERNANDES, P. G. Análise das práticas de gestão ambiental em instituições de ensino superior do município de Mossoró-RN. 2017. Dissertação (Mestrado em Ambiente, Tecnologia e Sociedade) - Programa de Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, 2017.

FERREIRA, E; FRENEDOZO, R. C. Ambientalização – desenvolvendo a educação ambiental em espaços formas de aprendizagem. Brazilian Journal of Development, v.7, n.4, Curitiba. p.37591-37604. DOI:10.34117/bjdv7n4-295.

FIETZ, B., GUNTHER, E. Mudando a cultura organizacional para estabelecer a sustentabilidade. Control Manag Rev, v.65. 2021. 32 – 40p.

FILHO, B. A. C; ROSA, F. Maturidade em Gestão Ambiental: Revisitando as melhores práticas. REAd Rev. eletrôn. Adm. v. 23, n. 2, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/read/a/Y7fL6fV4CkXL33q9YSkcFqv/?lang=pt. Acesso em: 04 fev. 2023.

FILHO, J. B.; AGUIAR, A. O.; FERREIRA, A. P. N. L. Percepção ambiental de colaboradores em relação a práticas ambientais: estudo em uma empresa. In: ENGEMA – Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, São Paulo, 2014.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

GOVINDARAJULU, N.; DAILY, B.F. Motivating employees for environmental improvement. Industrial Management & Data Systems, v. 104, n. 4, p. 364-372, 2004.

Harris L. C.; Crane A. The greening of organizational culture: management views of the depth, degree and diffusion change. Journal of Organization Change Management. v.15, n. 3, 214-234. 2002.

LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. C. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & sociedade, São Paulo, v. 17, p. 23-40, 2014.

MMA. Ministério do Meio Ambiente. A3P: Agenda ambiental na administração pública. 2024. Disponível em: http://a3p.mma.gov.br/. Acesso em: 04 fev. 2024.

MMA. Ministério do Meio Ambiente. Cartilha A3P: Gestão Socioambiental nas Universidades Públicas. 2017. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://sga.furg.br/images/Documentos_para_linkar/A3P_universidades.pdf Acesso em: 04 fev. 2024.

ORSI, R. F. M. et al. Percepção ambiental: Uma experiência de ressignificação dos sentidos. REMEA – Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v.32, n.1, p. 20-38, 2015.

OLIVEIRA, N. A. S. A educação ambiental e a percepção fenomenológica, através de mapas mentais. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 16, 2006.

OLIVEIRA, A. S. Educação ambiental e sustentabilidade: um caminho para o desenvolvimento econômico sustentável? Pesquisa em educação ambiental. v. 18, n. 1. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.18675/2177-580X.2023-17621

PERES, R. R. et al. Educação ambiental para docentes enfermeiros: percepção e relação com a formação do enfermeiro. Revista Gaúcha de Enfermagem. Rio Grande do Sul, v.36, p. 85-93, 2015.

POTT, C. M.; ESTRELA, C. C. Histórico ambiental: desastres ambientais e o despertar de um novo pensamento. Estudos avançados, São Paulo, v.31, n.89, p. 271-283, 2017.

REIGOTA, M. O que é educação ambiental? 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2009.

ROMA, J. C. Os objetivos de desenvolvimento do milênio e sua transição para os objetivos de desenvolvimento sustentável. Cienc. Cult. v.71, n. 1, São Paulo. Jan/Mar. 2019. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252019000100011. Acesso em: 02 fev. 2022.

ROHRICH, S.S; TALAHASHI, A. R. W. Sustentabilidade ambiental em instituições de ensino superior, um estudo bibliométrico sobre as publicações nacionais. Gest. Prod., São Carlos. v. 26, n.2. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-530X2861-19

SOUSA, Angélica Silva de; OLIVEIRA, Guilherme Sarampo de; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, Minas Gerais, v.20, n.43, p. 64-83, 2021.

SANTOS, B. G. S.; ROYER, M. R. O desenvolvimento do pensamento crítico sobre educação ambiental e meio ambiente: concepção dos alunos do ensino médio do Município de Uniflor-PR. Revista Prática Docente, Mato Grosso, v. 5, n. 1, p. 234-248, 2020.

SANTOS, L. A. et al. Análise das práticas sustentáveis no ramo varejista: uma percepção dos colaboradores com ênfase na educação ambiental. Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade, v. 6, n. 1, p. 37-55, 2016.

SANTOS, F. R; CÂNDIDO, C. R. F. A percepção sobre meio ambiente e educação ambiental na prática docente das professoras das escolas municipais rurais de Morrinhos, GO. Interações. Campo Grande. v.24, n. 1. 2023. DOI: https://doi.org/10.20435/inter.v24i1.3476

WAGNER, A.; HEYSE, H. L. Percepção ambiental dos colaboradores sobre os resíduos no campus universitário de Mafra/SC. Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar, v. 4, n. 2, p. 3-15, 2015.

Téléchargements

Publiée

02/09/2024

Comment citer

MARINHO DE MEDEIROS, Samylle Ruana; DE ARAÚJO LOPES, Lavínia Guilhermina; MEDEIROS , Leonardo Rafael; MATEUS CELESTINO, Joyce Elanne. INSERÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL NA CULTURA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: O DIAGNÓSTICO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO PONTO DE PARTIDA. Geoconexões, [S. l.], v. 2, n. 19, p. 205–222, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2024.16966. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/16966. Acesso em: 9 oct. 2024.

Numéro

Rubrique

NÚMERO ESPECIAL - EDUCAÇÃO, ESPAÇO E AMBIENTE: ABORDAGENS PLURAIS