A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE ESTADUAL CUNHAMBEBE, RIO DE JANEIRO - BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.17364Palavras-chave:
uso público, áreas protegidas, políticas públicasResumo
As políticas públicas de educação ambiental não se inserem no vazio, mas em uma constelação constituída por outras políticas públicas com as quais ela tem que se relacionar. Este artigo têm o objetivo de estabelecer como a gestão de unidades de conservação no estado do Rio de Janeiro influencia a implementação das políticas públicas de educação ambiental no Parque Estadual Cunhambebe. Para isso, foi realizada uma análise de cinco diretrizes que incidem sobre a educação ambiental em unidades de conservação sob a gestão do estado do Rio de Janeiro e entrevistas com dois guardas-parques. Resultados demonstram a complexidade desse processo, apontam divergências entre as diretrizes estudadas que afetam as práticas educativas, revelam o protagonismo do profissional guarda-parque na execução da educação ambiental no Parque Estadual Cunhambebe e sugere proposições para o aprimoramento da gestão de políticas públicas de educação ambiental no parque.
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