EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: ANÁLISE SOBRE A COLEÇÃO “GEOGRAFIA GERAL E DO BRASIL” PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Yuri Marques Macedo IFRN - Campus Macau
  • Elisabeth Cristina Dantas de Araújo UFRN - Universidade Federal do RN

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexoes.2021.13410

Palavras-chave:

geografia geral e do brasil, educação ambiental, ensino de geografia, transversalidade.

Resumo

O artigo tem como objetivo principal a análise da coleção de livros didáticos Geografia Geral e do Brasil, de autoria dos professores Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira, aprovado no PNLD 2020, destinado às turmas do 6º ano 9º ano do Ensino Fundamental. A análise teve como foco aproximações entre os conteúdos da ciência geográfica dedicados a cada ano escolar, e os temas da Educação Ambiental numa perspectiva transversal, seguindo a recomendação dos Parâmetros Curriculares Nacionais. O referencial teórico do artigo se ancora em obras como (BRASIL, 1998), Lei n.º 9.795, de 27 de abril de 1999, Resolução CNE/CP n. 2/2012, (BADR et al, 2017), BRASIL, 2018, (MENEGUZZO e MENEGUZZO, 2012), (VIEIRA, RODRIGUES, 2019). A metodologia de análise dividiu-se em duas partes. Na primeira, teve como objetivo de descrever a temática de Educação Ambiental nos livros didáticos da coleção; e na segunda parte, buscou-se elencar os conteúdos geográficos previstos para os anos escolares de 6º ao 9º, para prosseguir a busca pelas aproximações e relações entre os conteúdos dos livros e os temas da Educação Ambiental, numa perspectiva transversal. Por meio da análise, foi possível alcançar o objetivo proposto no artigo, evidenciando a relevância da coleção para o trabalho do professor e a aprendizagem do aluno quanto ao Ensino de Geografia e sua relação com a Educação Ambiental.

Biografia do Autor

Yuri Marques Macedo, IFRN - Campus Macau

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Doutor em Geografia; especialista em Geoprocessamento e cartografia digital pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Referências

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Publicado

07-02-2022

Como Citar

MACEDO, Yuri Marques; DANTAS DE ARAÚJO, Elisabeth Cristina. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: ANÁLISE SOBRE A COLEÇÃO “GEOGRAFIA GERAL E DO BRASIL” PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Geoconexões, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 4–24, 2022. DOI: 10.15628/geoconexoes.2021.13410. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/13410. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS