O PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO (PNPG) 2005-2010, A FORMAÇÃO DE GESTORES PARA A REDE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): A EXPERIÊNCIA DO PROJETO GESTOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2008.2869

Resumo

Este artigo descreve e analisa uma experiência-piloto, resultado da parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação, e a Faculdade de Educação, da Universidade de Brasília, tendo como referência o Plano Nacional de Pós-graduação: 2005-2010, aprovado pelo MEC, em janeiro de 2005. Após uma descrição do PNPG, com ênfase na sugestão de adoção de modelos diversificados e mais flexíveis para a pós-graduação brasileira, e da apresentação dos resultados parciais, após um ano de implementação do Projeto Gestor com a utilização das TIC, são sugeridas algumas implicações e indagações sobre a política de pós-graduação no Brasil para a educação profissional e tecnológica.

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Biografia do Autor

Bernardo Kipnis, Professor Adjunto da Faculdade de Educação/Universidade de Brasília e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Trabalho (Nepet).

Professor Adjunto da Faculdade de Educação/Universidade de Brasília e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e
Trabalho (Nepet).

Olgamir Francisco de Carvalho, Faculdade de Educação - Universidade de Brasília

Professora Adjunta da Faculdade de Educação/Universidade de Brasília; coordenadora do Projeto Gestor e coordenadora do Núcleo de Estudos
e Pesquisa em Educação e Trabalho (Nepet).

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Publicado

29/07/2015

Como Citar

KIPNIS, Bernardo; CARVALHO, Olgamir Francisco de. O PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO (PNPG) 2005-2010, A FORMAÇÃO DE GESTORES PARA A REDE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): A EXPERIÊNCIA DO PROJETO GESTOR. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 54–68, 2015. DOI: 10.15628/rbept.2008.2869. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2869. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS