VAI UM CAFÉ? O MODELO DE NEGÓCIO DE UMA EMPRESA JÚNIOR MULTIDISCIPLINAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2022.9908

Palavras-chave:

modelo de negócio, empresa júnior, coprodução, multidisciplinaridade.

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever um modelo de negócio de uma empresa júnior multidisciplinar que oferta produtos e serviços. Ele parte da identificação de que não existem empresas juniores multidisciplinares no Distrito Federal com cursos de diferentes eixos ou áreas do conhecimento; as empresas juniores ofertam apenas serviços; não há na literatura exemplificações de como organizações que atuam com diferentes níveis de ensino podem se beneficiar com a atuação de estudantes de cursos técnicos em uma empresa júnior, sem serem empresários juniores. A descrição se baseou na lógica do modelo de negócio. As escolhas mais importantes do modelo de negócio da Olaria empresa júnior foram: apoio institucional via coprodução; multidisciplinaridade; oferta de produtos e serviços; desenvolvimento de parcerias; atuação de estudantes de cursos técnicos na empresa júnior; preços competitivos e desenvolvimento sustentável. O trabalho busca contribuir para o processo de implementação de empresas juniores em organizações de ensino.

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Biografia do Autor

Luiz Fernando Câmara Viana, Instituto Federal de Brasília (IFB)

Possui graduação em Gestão do Agronegócio e mestrado em Agronegócios pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor do Instituto Federal de Brasília e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Brasília. Tem como principais interesses de pesquisa: inovação, resiliência econômica regional, empreendedorismo e mercados agroalimentares diferenciados.

Tatiane Alves de Melo, Instituto Federal de Brasília (IFB)

Professora no Instituto Federal de Brasília (IFB - Campus Gama), doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Brasília (UnB). Atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisas em Gestão de Pessoas e Clientes (GP2C2). Seus interesses de pesquisa concentram-se em: Gestão de Pessoas, Teletrabalho, Qualidade de Vida no (Tele)trabalho, Liderança, Práticas de Gestão de Pessoas, Interseccionalidade e Diversidade nas Organizações.

Patrícia Diniz Andrade, Instituto Federal de Brasília (IFB)

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2009), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2012) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília (2016). Atualmente é professora da Universidade de Brasília, atuando principalmente nos seguintes temas: aflatoxinas, LC-MS/MS, microtoxinas e avaliação da exposição a contaminantes pela dieta.

Mariana Carolina Barbosa Rêgo, Instituto Federal de Brasília (IFB)

Doutora, Mestra e Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). É professora de Gestão do Instituto Federal de Brasília (IFB) - Campus Brasília, e participa do Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados sobre Comportamento Organizacional (GEPACO) da Universidade de Brasília e do Grupo sobre Estudos Organizacionais, Pessoas e Comportamento (GEOPEC). Possui interesse nas seguintes áreas: comportamento organizacional, desempenho individual, competências, vínculos no trabalho, representações sociais e metodologia de pesquisa.

Valmir Emil Hoffmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Concluiu o doutorado em Administração de empresas - Universidad de Zaragoza em 2002. É Professor Titular do Departamento de Contabilidade na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atuação no PPG em Contabilidade na UFSC e no PPG Profissional de Controle de Gestão; no PPG em Administração (PPGA) da UnB. Atuou como coordenador do MPA (UnB) - 2011-2015; coordenou o PPGA (UnB) - 2016-2018. Publicou vários artigos em periódicos e apresentou diversos trabalhos no Brasil e no exterior. Também participou com capítulos de livros no Brasil e publicou livros no Brasil e na Espanha. Produziu diversos trabalhos técnicos, entre consultorias e disciplinas em cursos de especialização. Sua linha de pesquisa tem se centrado em competitividade e estratégia, notadamente em temas ligados às relações interorganizacionais, como redes, aglomerações territoriais (clusters) e desempenho, em empresas de manufatura e de serviços (turismo).

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Publicado

25/03/2022

Como Citar

Viana, L. F. C., de Melo, T. A., Andrade, P. D., Rêgo, M. C. B., & Hoffmann, V. E. (2022). VAI UM CAFÉ? O MODELO DE NEGÓCIO DE UMA EMPRESA JÚNIOR MULTIDISCIPLINAR. HOLOS, 1, 1–15. https://doi.org/10.15628/holos.2022.9908

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