A ARTE CIRCENSE E SEU DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.9883

Palavras-chave:

Educação Física, arte circense, prática curricular integrada

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência de integração entre arte circense, Educação Física e outros componentes curriculares que culminou na produção de um espetáculo intitulado “Le Cirque: Cabeças Coloridas”. A proposta foi criada e executada por estudantes do Ensino Médio Integrado do Campus Osório – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – no ano de 2018, tendo como espectadores a comunidade escolar. As atividades que resultaram no espetáculo tiveram como principal objetivo oportunizar aos estudantes desenvolverem suas habilidades artísticas, físicas, audiovisuais, culturais, intrapessoais e interpessoais, de modo a explorá-las de acordo com suas aproximações e predisposições. Para isso, o espetáculo foi pensado de maneira a inspirar os espectadores a partir da arte circense na perspectiva da cultura corporal de movimento, considerando a importância de promover o acolhimento de todas as pessoas e de contribuir para que explorassem os diferentes estímulos dessa experiência única. Como principal contribuição da proposta, destacam-se as habilidades artísticas, criativas e sociais desenvolvidas, os talentos individuais explorados pelos estudantes, bem como sua autoconfiança. Ainda, por conta da dinâmica da proposta, cabe ressaltar que a integração entre os participantes foi oportunizada não somente no que se refere às trocas efetivadas entre eles, mas também pelo contato constante com o público, fundamental para que a “magia” do espetáculo circense pudesse acontecer.

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Biografia do Autor

Mariana Afonso Ost, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Licenciada em Educação Física, Especialista em Pesquisa em Educação Física e Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. 

Marcelo Vianna, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui especialização em Educação de Jovens e Adultos pelo Centro Universitário La Salle, mestrado e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do RS.

Gabriel Silveira Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Licenciado em Letras - Português e Literaturas (UNICNEC) e Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEd/UERGS. 

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Publicado

16/12/2020

Como Citar

Ost, M. A., Vianna, M., & Pereira, G. S. (2020). A ARTE CIRCENSE E SEU DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL. HOLOS, 6, 1–13. https://doi.org/10.15628/holos.2020.9883

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ARTIGOS

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