ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTADO DA QUESTÃO

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DOI :

https://doi.org/10.15628/holos.2020.8565

Mots-clés :

Estado da Questão, Educação Física, História, formação, prática docente

Résumé

Este artigo apresenta a construção do Estado da Questão (EQ) que objetivou analisar as produções científicas publicizadas relacionadas à história da Educação Física com ênfase na formação e prática docente. De modo mais específico, procuramos conhecer a forma como os pesquisadores têm desenvolvido seus estudos, evidenciar os objetivos, as fontes metodológicas e os resultados das pesquisas definidas como achados e, apontar as possíveis lacunas de conhecimentos em relação à temática de investigação. O mapeamento dos estudos foi realizado no portal de periódicos da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) nos meses de setembro e outubro de 2018, utilizando-se como principais descritores: formação, prática docente, Educação Física e história em algumas combinações. Constatamos a riqueza de olhares dos pesquisadores nos textos analisados, que nos permitiu conhecer diversas realidades e as maneiras como foram investigadas. Apontamos como principal lacuna a falta de estudos historiográficos da Educação Física que apresente como lócus municípios interioranos do Ceará. Por fim, consideramos que as reflexões e discussões contidas neste estudo, podem auxiliar os pesquisadores no desenvolvimento de suas pesquisas a partir do interesse em saber e realizar o EQ sobre seu objeto de investigação, para melhor conhecê-lo e delimitá-lo de forma mais incisiva.

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Paulo Rogério de Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

Sílvia Maria Nóbrega-Therrein, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Sociologia da Educação, pela Universidade de Salamanca, Espanha e Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Valencia, Espanha. Professora Assistente da Universidade Estadual do Ceará do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de graduação em Medicina. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva e Coordenadora do Laboratório- LEHSC.

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16/12/2020

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Lima, P. R. de, & Nóbrega-Therrein, S. M. (2020). ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTADO DA QUESTÃO. HOLOS, 6, 1–20. https://doi.org/10.15628/holos.2020.8565

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