COLEÇÃO DE ABELHAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA FACILITADORA PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO TÉCNICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.8398

Palavras-chave:

Entomologia, Questionário, Apicultura, Educação, Materiais

Resumo

Com o passar dos tempos novos estudos sobre materiais didáticos vem sendo desenvolvidos, com a intenção de aumentar a interação na sala de aula, proporcionando maior conforto e capacidade de assimilação dos alunos além de desenvolver as capacidades cognitivas. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo analisar a eficácia de um instrumento didático a partir de uma pesquisa desenvolvida com a utilização de questionários aplicados antes e depois da construção e utilização de uma coleção de abelhas, tendo como público de pesquisa as turmas de

primeiro ano do curso Técnico em Apicultura. A partir disso, os resultados mostraram a eficiência de uma coleção de abelhas como ferramenta mediadora no processo de ensino e aprendizagem. Quando avaliado o aumento dos percentuais estatísticos conclui-se que a montagem e utilização da coleção de abelhas auxiliou na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, demonstrando que a criação de novas ferramentas didáticas são essenciais para a educação técnica.

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Biografia do Autor

Pedro Davi Carlos de Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande de Norte (IFRN) – Campus Pau dos Ferros

Técnico em Apicultura pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande de Norte (IFRN). Graduando em Enfermagem pela Faculdade Evolução do Alto Oeste Potiguar (FACEP): Pau dos Ferros, RN.

Matheus da Silva Bezerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande de Norte (IFRN) – Campus Pau dos Ferros

Técnico em Apicultura pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande de Norte (IFRN). Graduando em Biomedicina pela Faculdade Nova Esperança.

Daniel de Freitas Brasil, Universidade Federal Rural do Seminário (UFERSA) - Campus Mossoró.

Engenheiro Agrônomo e Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorando em Ciência Animal pela Universidade Federal Rural do Seminário (UFERSA), em Mossoró.

Michelle de Oliveira Guimarães-Brasil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande de Norte (IFRN) – Campus Pau dos Ferros

Engenheira Agrônoma, Mestre e Doutora em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora em Apicultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande de Norte (IFRN), em Pau dos Ferros.

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Publicado

01/04/2020

Como Citar

Moura, P. D. C. de, Bezerra, M. da S., Brasil, D. de F., & Guimarães-Brasil, M. de O. (2020). COLEÇÃO DE ABELHAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA FACILITADORA PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO TÉCNICO. HOLOS, 2, 1–9. https://doi.org/10.15628/holos.2020.8398

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