PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO A UMA EXPERIÊNCIA DE GAMIFICAÇÃO NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.7597

Palavras-chave:

Gamificação, metodologias ativas, processo do incidente, Role Playing Game, inclusão, Gamification, active learning, incident process, role playing game, inclusion

Resumo

Este trabalho apresenta a utilização de uma atividade gamificada aplicada a uma disciplina de Psicologia e Educação Inclusiva, e analisar a efetividade do uso de elementos dos jogos para estimular o engajamento dos alunos e a aproximação deles com a prática sem sair da sala de aula. No contexto educacional, a utilização da Gamificação pode promover a aprendizagem, aumentar a motivação dos alunos e a autonomia, por se tratar de uma proposta que exige participação ativa. A pesquisa se constitui de uma amostra de 35 alunos, e a utilização de um questionário semi-estruturado, com 20 questões cujo os itens utilizaram uma escala likert de 5 pontos, variando de “Discordo Totalmente” a “Concordo Totalmente”, além de uma questão aberta. Para analisar as questões foi calculado o Ranking Médio Individual (RM) dos itens de escala likert e depois a média aritmética entre os RM que constitui cada uma das três categorias que estavam sendo investigadas. Os resultados obtidos através da análise dos questionários mostraram que a atividade proposta teve efeitos positivos no engajamento dos alunos, estimulando neles a autonomia em relação ao seu próprio processo de aprendizagem. A pesquisa também mostrou que a atividade foi positiva em aproximar os alunos com a prática do psicólogo no ambiente escolar, juntando teoria e sua aplicação.

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Biografia do Autor

Eileen Júlia Cohen, Universidade Federal do Pará

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará

Paulo Elias G A Delage, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará e Docente do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Pará. Professor vinculado ao Programa de Mestrado Associado em Enfermagem UEPA/UFAM.

Renan Batista Alencar, Universidade Federal do Pará

Graduado em Psicologia e Mestrando em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará

Aline Beckmann Menezes, Universidade Federal do Pará.

Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Docente da Faculdade de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

19/02/2020

Como Citar

Cohen, E. J., Delage, P. E. G. A., Alencar, R. B., & Menezes, A. B. (2020). PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO A UMA EXPERIÊNCIA DE GAMIFICAÇÃO NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. HOLOS, 1, 1–15. https://doi.org/10.15628/holos.2020.7597

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