TEORIA E PRÁTICA NA VISÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DO PNAIC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.7482

Palavras-chave:

Formação continuada, alfabetização matemática, anos iniciais, PNAIC

Resumo

O presente artigo descreve a pesquisa realizada com professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, que ensinam Matemática no ciclo de alfabetização, e que participaram da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em 2014. O recorte apresentado neste trabalho tem por objetivo investigar as relações estabelecidas pelos professores entre teoria e prática no processo de formação continuada e as consequentes implicações deste entendimento para a prática docente no processo de alfabetização matemática. Partindo-se da metodologia da Grounded Theory (GT), aplicou-se questionários e entrevistas semiestruturadas com os professores a fim de interpretar os dados de campo de acordo com a GT. Essa fase da pesquisa permitiu perceber que os professores valorizaram diversos aspectos da formação realizada pelo PNAIC, levando-os a refletir sobre sua prática pedagógica. Dentre os aspectos mais relevantes, os professores apontaram o incentivo ao registro das práticas executadas em sala de aula, que leva à reflexão sobre a prática; a maior segurança e legitimidade em propor práticas matemáticas em função da apropriação de conteúdos matemáticos contemplados na formação, desmistificando suas relações com o conhecimento matemático; e a valorização do potencial pedagógico do planejamento de atividades lúdicas e materiais manipuláveis na educação matemática.

 

Downloads

Biografia do Autor

Daniela Guse Weber, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis

Professora de Anos Iniciais da Rede Municipal de Florianópolis

Lidnei Ventura, UDESC/CEAD

Professor Dr. Depto de Pedagogia a Distância CEAD/UDESC

Referências

Alarcão, I. (2011) Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez.

Aragão, H. M. C.A., Vidigal, S. M. P. (2012). Materiais manipulativos para o ensino de sistema de numeração decimal. In Smole, K. S., & Diniz, M. I. (Org.). Coleção Mathemoteca. São Paulo: Edições Mathema.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica (2012). Pacto

Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar:

alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEB.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica (2014). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Caderno de Apresentação. Brasília: MEC/SEB.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica (2015). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Organização do trabalho pedagógico. Brasília: MEC/SEB.

Fiorentini, D., & Crecci, V. M. Práticas de desenvolvimento profissional sob a perspectiva dos professores. Revista Diversa Prática (pp. 65-76), volume especial de lançamento.

Ghedin, E. (2002). Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In Pimenta, S. G., & Ghedin, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez.

Gómes, A. P. (1995). O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In Nóvoa, A. (Coord.) (3a ed.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote.

Grando, R. C., & Pellatieri, M. (2016). Práticas de letramento matemático escolar no ciclo de alfabetização: jogo e resolução de problemas. In Silveira, E. da et al. (Org.). Alfabetização na perspectiva do letramento: letras e números nas práticas sociais. Florianópolis: UFSC/CED/NUP.

Justo, J. C. R., & Dorneles, B. V. (2012). Formação continuada em matemática de professores polivalentes: dois estudos sobre resolução de problemas aditivos. Revista REVEMAT (pp. 78-96), 1, (7). eISSN: 1981-1322.

Lopes, A. R. L. V., Roos, L. T. W., & Bathelit, R. E. (2014). O número: compreendendo as primeiras noções (pp.33-41). In BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: 163 Quantificação, registros e agrupamentos. Brasília: MEC/SEB.

Ludke, M., & André, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.

Nacarato, A. M., Passos, C. L. B., & Grando, R. C. (2014). Organização do trabalho pedagógico para a alfabetização matemática. In BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Organização do trabalho pedagógico. Brasília: MEC/SEB.

Ortega, E. M. V., & Parisoto, A. L. V. (2016). Alfabetização Matemática na Perspectiva do Letramento no Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Educação em Revista (pp.53-62), 7. ISSN: 1982-6621.

Pacheco, D. R. & Pires, C. M. C. (2015). Impactos de materiais Curriculares na prática do professor que ensina matemática nos anos iniciais. Revista REVEMAT (pp. 227-242), 10, (2). eISSN: 1981-1322.

Passos, C. L. et al. (2006). Desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática: uma meta-análise de estudos brasileiros. Revista Quadrante (pp. 193-219), 15 (1-2). ISSN: 0872-3915.

Passos, C. L. (2010). Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de matemática. In S. Lorenzato (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores associados.

Perrenoud, P. (2001). Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza (C. Schilling, Trad.). Porto Alegre: Ed. Artmed.

Pimenta, S. G., & Lima, M. S. L. (2010). Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis Pedagógica (pp. 5-24), 3 (3-4). ISSN: 2178-4442. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542

Romanato, M. C. (2000). Educação continuada no ensino de

matemática. In Junqueira, A. (Org.) et al. Educação continuada:

reflexões, alternativas. São Paulo, SP: Papirus.

Tardif, M. (2014). Saberes docentes e formação profissional. (F. Pereira, Trad.). Petrópolis, RJ: Vozes.

Tarozzi, M. (2011). O que é grounded theory?: metodologia de

pesquisa e de teoria fundamentada nos dados. Rio de Janeiro: Ed. Vozes.

Downloads

Publicado

15/04/2020

Como Citar

Weber, D. G., & Ventura, L. (2020). TEORIA E PRÁTICA NA VISÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DO PNAIC. HOLOS, 7. https://doi.org/10.15628/holos.2020.7482

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.