TEORIA E PRÁTICA NA VISÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DO PNAIC
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2020.7482Palavras-chave:
Formação continuada, alfabetização matemática, anos iniciais, PNAICResumo
O presente artigo descreve a pesquisa realizada com professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, que ensinam Matemática no ciclo de alfabetização, e que participaram da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em 2014. O recorte apresentado neste trabalho tem por objetivo investigar as relações estabelecidas pelos professores entre teoria e prática no processo de formação continuada e as consequentes implicações deste entendimento para a prática docente no processo de alfabetização matemática. Partindo-se da metodologia da Grounded Theory (GT), aplicou-se questionários e entrevistas semiestruturadas com os professores a fim de interpretar os dados de campo de acordo com a GT. Essa fase da pesquisa permitiu perceber que os professores valorizaram diversos aspectos da formação realizada pelo PNAIC, levando-os a refletir sobre sua prática pedagógica. Dentre os aspectos mais relevantes, os professores apontaram o incentivo ao registro das práticas executadas em sala de aula, que leva à reflexão sobre a prática; a maior segurança e legitimidade em propor práticas matemáticas em função da apropriação de conteúdos matemáticos contemplados na formação, desmistificando suas relações com o conhecimento matemático; e a valorização do potencial pedagógico do planejamento de atividades lúdicas e materiais manipuláveis na educação matemática.
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