A aprendizagem de tópicos de cálculo por alunos de engenharia através do trabalho de projeto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.7218

Palavras-chave:

Ensino superior, Licenciatura em engenharia, Aprendizagem de tópicos de cálculo, Aprendizagem baseada em projetos, CDIO.

Resumo

Em algumas escolas de engenharia, a qualidade dos cursos é orientada por processos de ensino e aprendizagem assente no modelo CDIO e direcionada para a certificação EUR-ACE. Das várias normas CDIO, as experiências de elaboração de projetos em diferentes unidades curriculares proporcionam a realização de atividades em equipa a partir do 1.º ano desses cursos. Com o intuito de avaliar o contributo de tarefas tipo PBL na aprendizagem de conteúdos matemáticos foi implementada uma experiência de ensino em dois cursos de licenciatura em engenharia baseada num projeto multidisciplinar. Num dos cursos, o projeto envolveu a construção de um modelo físico baseado no conceito de pêndulo e no outro curso o modelo físico foi o do pistão do motor de um automóvel. Com a realização destas atividades procuramos avaliar o contributo de tarefas tipo PBL na aprendizagem de conteúdos matemáticos em cursos de licenciatura em engenharia. Na procura de compreender o significado que os alunos dão à realização da tarefa PBL, adotamos uma abordagem de natureza qualitativa e interpretativa. Os dados foram recolhidos através dos relatórios escritos pelos alunos, das suas apresentações públicas e de uma entrevista. Na análise dos dados, apresentam-se as fases da elaboração da tarefa, as questões envolvidas, os objetivos a alcançar com a sua realização, os resultados obtidos pelos alunos e as suas perceções sobre a realização da PBL. Os resultados indiciam que os alunos reconhecem a utilidade da realização de projetos na sua formação académica e profissional futura. Conclui-se que há uma melhor gestão das tarefas PBL quando integradas em mais do que uma unidade curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Manuel Magalhães, Instituto Superior de engenharia do Porto

Ph.D. in Educational Sciences, specialization in Mathematics Education, from the University of Minho, MSc in Electrical Power Systems Engineering held at the Faculty of Engineering, University of Porto, and a degree in Electrical Engineering held at the Faculty of Engineering, University of Porto. At present, he is Adjunct Professor at ISEP. José has been teaching in higher education since 1989. His current research interests are in the areas of mathematics education, math learning methodologies based on technology and project-based learning.

Referências

Alves, A., Sousa, R. & al. (2016). Teacher's experiences in PBL: implications for practice, European Journal of Engineering Education, 41:2, 123-141, DOI: 10.1080/03043797.2015.1023782.

Bassanezi, R. (2002). Ensino - aprendizagem com Modelagem matemática. 3ª Edição Publisher Editora Contexto Editor Jaime Pinsky. ISBN85-7244-207-3. https://www.researchgate.net/publication/256007243_Ensino_-_aprendizagem_com_Modelagem_matematica.

Bellemain, F., Bellemain, P. & Gitirana, V. (2006). Simulação no ensino da matemática: um exemplo com Cabri-Géomètre para abordar os conceitos de área e perímetro. In III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Águas de Lindóia - São Paulo 11 a 14 de outubro de 2006.

Biembengut, M. & Hein, N. (2000). Modelagem Matemática no Ensino. São Paulo: Editora Contexto.

Blomhoj, M. (2009). Different perspectives in research on the teaching and learning mathematical modeling. In M. Blomhoj & S. Carreira (Eds.), Mathematical applications and modeling in the teaching and learning of mathematics (pp. 5–21). Roskilde, Denmark: Roskilde University.

Blum, W. (2002). ICMI Study 14: Applications and modelling in mathematics education - Discussion document. Educational Studies in Mathematics, 51(1–2), 149–171.

Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora.

Bornatto, G. (2002). Modelagem- Simulação – Informática e a Matemática. Rev. PEC, Curitiba, 2(1), 67-71.

Cai, J., Michelle, G. & al. (2014) Mathematical modeling in school education: mathematical, cognitive, curricular, instructional and teacher education perspectives. In P. Liljedahl, C. Nicol, S. Oesterle, & D. Allan (Eds.), Proceedings of the Joint Meeting of PME 38 and PME-NA 36, PME-NA, Vancouver, Canada, pp. 145-172.

Crawley, E. & al. (2007). Rethinking engineering education the CDIO approach. Springer Science+Business Media, LLC. New York, USA. ISBN 978-0-387-38287-6.

Crawley, E., Edström, K., Malmqvist, J. & al. (2005). Curriculum Design Based on the CDIO Model. Proceedings of the 2005 international SEFI conference, Ankara, Turkey.

Crawley, E., Malmqvist, J., Lucas, W. & Brodeur, D. (2011). The CDIO Syllabus v2.0. An Updated Statement of Goals for Engineering Education. Proceedings of the 7th international CDIO conference, Technical University of Denmark, Copenhagen, June 20–23.

Croft, A. & Davison, R. (2004). Mathematics for engineers: a modern interactive approach. 2nd edition. Pearson Education, Prentice Hall. ISBN 13: 978-0-13-120193-x.

Edström, K. & Kolmos, A. (2014) PBL and CDIO: complementary models for engineering education development. European Journal of Engineering Education, 39:5, 539-555. DOI: 10.1080/03043797.2014.895703.

Ferreira, E., Nicola, S. & Figueiredo, I. (2011). Peer instruction method in introductory math courses. In Proceedings of the 7th International CDIO Conference, Technical University of Denmark, Copenhagen, June 20 - 23, 2011.

Galbraith, P., Stillman, G., Brown, J., & Edwards, I. (2007). Facilitating middle secondary modeling competencies, In C. Haines, P. Galbraith, W. Blum & S. Khan (Eds.), Mathematical modeling (ICTMA 12): Education, engineering and economics (pp. 130–140). Chichester, England: Horwood.

Graaff, E., & Kolmos, A. (2003). Characteristics of Problem-based Learning. International Journal of Engineering Education 19 (5): 657–662.

Hennessy, S., Wishart, J. & al. (2007). Pedagogical approaches for technology-integrated science teaching. Computers & Education, 48(1), 137-152

Jurewitsch, B. (2012). A Meta-Analytic and Qualitative Review of Online Versus Face-to-face Problem-Based Learning. Journal of Distance Education (Online), 26 (2).

Kolmos, A., & de Graaff, E. (2014). Problem-Based and Project-Based Learning in Engineering Education: Merging Models. In A. Johri, & B. M. Olds (Eds.), Cambridge Handbook of Engineering Education Research (pp. 141-161). Cambridge University Press. DOI: 10.1017/CBO9781139013451.012.

Lehmann, M., Christensen, P., Du, X. & Thrane, M. (2008). Problem-oriented and project-based learning (POPBL) as an innovative learning strategy for sustainable development in engineering education. European Journal of Engineering Education, 33:3, 283-295. DOI: 10.1080/03043790802088566

Lima, R. (2012). Aprendizagem baseada em projectos interdisciplinares: Conceitos, implementação e resultados. In XVII ENCEP 2012: Encontro Nacional de coordenadores de cursos de engenharia de Produção. Natal (Brasil), Maio de 2012.

López, M., García, M. & al. (2017). Implementation of a project-based engineering school: increasing student motivation and relevant learning. European Journal of Engineering Education, 42:6, 618-631, DOI: 10.1080/03043797.2016.1209462.

Malmqvist, J. (2009). A comparison of the CDIO ANDEUR-ACE quality assurance systems. In Proceedings of the 5th International CDIO Conference, Singapore Polytechnic, June 7 – 10.

Masson, T. & al. (2012). Metodologia de ensino: Aprendizagem baseada em projetos (PBL). In XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. 3 a 6 de Setembro de 2012. Belém PA.

Rutten, N. (2014). Teaching with simulations. Tese de doutoramento. Utrecht University. Netherlands. Agosto, 2014. ISSN 1381-3617.

Takaci, Dj., & Budinski, N. (2013). Using Computers and Context in the Modeling-Based Teaching of Logarithms. Computers in the Schools, 30:1-2, 30-47, DOI:10.1080/07380569.2013.764275.

Trundle, K., & Bell, R. (2010). The use of a computer simulation to promote conceptual change: A quasi-experimental study. Computers & Education, 54(4), 1078-1088

Zuffi, E. & Onuchic, R. (2007). O ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas e os processos cognitivos. UNION- Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 11, 79-97.

Downloads

Publicado

24/06/2019

Como Citar

Magalhães, J. M. (2019). A aprendizagem de tópicos de cálculo por alunos de engenharia através do trabalho de projeto. HOLOS, 5, 1–31. https://doi.org/10.15628/holos.2019.7218

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.