FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZADORES NO CONTEXTO DE PESQUISA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.6896

Palabras clave:

Formação docente, Alfabetização, Pratica pedagógica, Professor alfabetizador.

Resumen

Trata-se de uma revisão sistemática sobre a formação docente e prática pedagógica de professores alfabetizadores correspondendo ao período de 2010 a 1017. Foram utilizadas como base de dados o Portal Capes e BVS. Inclui-se neste estudo oito artigos sendo seis localizados no Portal Capes e dois no Portal BVS. Seu objetivo foi fazer um levantamento das pesquisas sobre a formação e práticas pedagógicas de professores alfabetizadores na intenção de conhecer os avanços e lacunas a serem preenchidas neste campo do conhecimento. Detectou-se uma tendência de perspectivas teóricas sócia histórica com prevalência na teoria da linguagem de Bakhtin e o reconhecimento da necessidade de incluir aspectos da subjetividade nas pesquisas e formação de alfabetizadores. No entanto, a implicação do professor alfabetizador com o estudante proveniente de contextos de adversidade revela um campo ainda não investigado, o que sinaliza a necessidade de pesquisas empíricas que tenham esta temática como objeto de estudo.

 

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Biografía del autor/a

Sandra Raquel Almeida, Universidade Católica de Brasília

Professora de Anos Iniciais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal; Esperiencia Em Educação Superior como professora de Didática e políticas Públias UEG, Psicologia Geral Faculdade JK DF; Terapeuta em psicanálise Clínica consultório particular; Graduada e Pedagogia; Especialização em Psicopedagogia e Educação em e para os Direitos humanos pela UNB; Mestre e Doutoranda em psicologia pela Universidade Católica de Brasília.

Maria Aparecida Penso, Universidade Católica de Brasília

Professora titular e Coordenadora de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília; Pesquisadora da área de sistema familiar, educação e cultura.

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Publicado

27/12/2019

Cómo citar

Almeida, S. R., & Penso, M. A. (2019). FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZADORES NO CONTEXTO DE PESQUISA. HOLOS, 7, 1–16. https://doi.org/10.15628/holos.2019.6896

Número

Sección

ARTIGOS

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