PRESSUPOSTOS TEÓRICO-PEDAGÓGICOS DA INICIAÇÃO RÍTMICA NAS AULAS DE DANÇA

Authors

  • Nilson Vieira Pinto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Patrícia Ribeiro Feitosa Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.5866

Keywords:

Ritmo, Dança, Iniciação Rítmica.

Abstract

A formação educativa do aluno de dança deve ser constituída da aprendizagem dos elementos rítmicos advindos das inúmeras experiências vivenciadas em aula. O percurso metodológico no ensino do ritmo comumente empregado se baseia na contagem musical e mensuração quantitativa de seus constituintes. Todavia a ampla exploração de estratégias sensório-motoras pode fortalecer a aprendizagem rítmica. A partir dessas reflexões, este artigo tem como objetivo discutir alguns pressupostos teóricos no estudo do ritmo inseridos nas perspectivas pedagógicas de iniciação rítmica nas aulas de dança

Downloads

Download data is not yet available.

References

CAMARGO, M. L. M. de. Musica/Movimento: um universo em duas dimensões: aspectos técnicos e pedagógicos na educação física. Belo Horizonte: Villa Rica, 1994.

CAREGNATO, C. Estratégia métrica versus estratégia mnemônica: posições contrastantes ou complementares no ensino de ritmo? Revista da Associação Brasileira de Educação Musical, Porto Alegre, v. 19, n. 25, p.76-88, 2011.

CORDERO, O. H. G. A música, o ritmo e a Educação Física. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 173-186, 2014.

GREENHEAD, K., HABRON, J. The touch of sound: Dalcroze Eurhythmics as a somatic practice. Journal of Dance & Somatic Practices, Coventry, v. 7, n. 1, p. 93-112, 2015.

JUNQUEIRA, M. L. G., FORNARI, J. Psicomotricidade na Aprendizagem Musical. Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora – NICS Reports, São Paulo, n. 12, p. 24-31, 2015.

MONTEIRO, G. A., ARTAXO, I. Ritmo e movimento. São Paulo: Phorte, 2003.

MOTA, J. Rudolf Laban, a coreologia e os estudos coreológicos. Repertório, Salvador, Universidade Federal da Bahia, n. 18, p. 58-70, 2012.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física. Brasília: MEC/SEF, v.7, 1997.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica/MEC, 1999.

SARAIVA, M. C., FIAMONCINI, L., ABRÃO, E., KRISCHKE, A. A. Dança e seus elementos constituintes: uma experiência contemporânea. Práticas Corporais, Florianópolis, v. 3, p. 115-133, 2005.

TORTORA, G. J., DERRICKSON, B. Princípios de Anatomia e Fisiologia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

Published

29/12/2019

How to Cite

Pinto, N. V., & Lima, P. R. F. (2019). PRESSUPOSTOS TEÓRICO-PEDAGÓGICOS DA INICIAÇÃO RÍTMICA NAS AULAS DE DANÇA. HOLOS, 5, 1–12. https://doi.org/10.15628/holos.2019.5866

Issue

Section

ARTIGOS

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.