JUVENTUDES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: contradições entre suas conquistas como sujeitos de direitos e os silenciamentos nos espaços escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.5747

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Juventudes, Direitos Humanos, Ensino Médio

Resumo

Este artigo analisa a Educação de Jovens e Adultos (EJA) enquanto direito humano, partindo das conquistas nos marcos legais concernentes às juventudes e refletindo, como contraponto, sobre o silenciamento dos sujeitos jovens nessa modalidade de ensino. Trata-se de um recorte da dissertação intitulada O que é ser jovem... aluno... e alagoano: um estudo sobre referências culturais e identidades juvenis, submetida ao Mestrado em Educação Brasileira, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL). A metodologia da pesquisa é qualitativa, mediante análise documental da legislação, como também dos argumentos de três jovens a partir de grupos de discussão e entrevistas semiestruturadas em uma escola pública estadual em Maceió, Alagoas. Como aporte teórico, o artigo apresenta a análise da legislação referente aos jovens e à EJA, como a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto da Juventude, dentre outros textos oficiais; bem como conceitos, como de “juventudes”, de Pais e Feixa; “condição juvenil”, de Abramo, Dayrell e Teixeira; e da relação dos/das jovens com a experiência escolar, de Carrano; Martins, Moreira; Candau, Freire e Sacristán. Identifica-se, nos argumentos analisados, o quanto é urgente que a EJA seja repensada, frente a sua juvenilização, para o reconhecimento dos/das jovens como sujeitos de direitos e um melhor atendimento das reais necessidades dos/as estudantes inseridos/as nessa modalidade de ensino.  

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Biografia do Autor

Emanuelle de Oliveira Souza, Grupo de Pesquisa Juventudes, Culturas e Formação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas (CEDU/UFAL)

Graduada em Comunicação Social / Relações Públicas pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2005). Mestra em Educação - PPGE/UFAL (2013). Especialista em Educação em Direitos Humanos e Diversidade - UFAL (2016). Membro do Grupo de Pesquisas Juventudes, Culturas e Formação - PPGE/UFAL. Graduanda em Pedagogia - UFAL.

Rosemeire Reis, Profa. Dra. Associada I, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas (CEDU-UFAL)

Doutora em Educação pela FEUSP (2006), em Didática e Práticas Escolares, com doutorado "sanduíche" pela Universidade Paris 13 (2003-2004) e pós doutorado supervisionado por Bernard Charlot, pela UFS (2012). Professora do Centro de Educação, UFAL na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Coordena o grupo de pesquisa "Juventudes, Culturas e Formação"

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Publicado

06/09/2017

Como Citar

Souza, E. de O., & Reis, R. (2017). JUVENTUDES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: contradições entre suas conquistas como sujeitos de direitos e os silenciamentos nos espaços escolares. HOLOS, 3, 98–109. https://doi.org/10.15628/holos.2017.5747

Edição

Seção

ARTIGOS

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