O BACHAREL E A DOCÊNCIA: AS INFLUÊNCIAS DA PÓS-GRADUAÇÃO NA CARREIRA PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.5738

Palavras-chave:

Formação docente, Ensino Superior, Bacharel docente.

Resumo

Temos o objetivo de discorrer sobre os caminhos percorridos por bacharéis à docência no Ensino Superior, em especial, sobre como a pós-graduação influenciou nas trajetórias que os conduziram à docência, considerando que, nesse percurso, imagens e experiências sobre ser professor se constroem e contribuem para suas ações como docentes. Questionamos o que tem conduzido um profissional com formação em curso de bacharelado a exercer a profissão docente. Realizamos uma pesquisa qualitativa com base na metodologia da Entrevista Compreensiva com treze professores com formação em bacharelado que atuam como docentes no Ensino superior da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A Entrevista Compreensiva foi a metodologia eleita por considerá-la capaz de possibilitar a compreensão da multiplicidade de sentidos que conduziram os bacharéis a atuarem como docentes, assim como auxiliará o entendimento sobre às relações entre a sua formação como Bacharel e o exercício da docência universitária. Por meio das análises das falas dos entrevistados, pode ser percebido que os professores relatam sobre a importância da Pós-graduação para a docência universitária, considerando-a como caminho que conduz o bacharel a profissão docente, embora haja a necessidade da ampliação da discussão sobre o atual perfil formativo dos programas de Pós-graduação no Brasil.

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Biografia do Autor

Vivianne Souza de Oliveira Nascimento, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

PROFESSORA DO IFRN, DOUTORA EM EDUCAÇÃO PELA UFRN, DESENVOLVE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E DOCENCIA NO ENSINO SUPERIOR.

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Publicado

29/08/2017

Como Citar

Nascimento, V. S. de O. (2017). O BACHAREL E A DOCÊNCIA: AS INFLUÊNCIAS DA PÓS-GRADUAÇÃO NA CARREIRA PROFISSIONAL. HOLOS, 2, 280–289. https://doi.org/10.15628/holos.2017.5738

Edição

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ARTIGOS

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