PESQUISAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COM INTERFACES NA SEXUALIDADE E NO CINEMA

Autores

  • Hugo Souza Garcia RAamos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Alexsandro Rodrigues Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.5722

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores, Sexualidade, Cinema.

Resumo

Considerando a formação continuada de professores sobre a temática de sexualidade, tendo o cinema como um dispositivo, neste texto é apresentado um estudo bibliográfico que analisou produções acadêmicas sobre essas temáticas. Busca-se compreender como se configuram as pesquisas que associam a tríade referente à formação continuada, ao cinema e à sexualidade, selecionando trabalhos no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e nos grupos de trabalho 16 e 23 da ANPEd. As análises do corpus de dados acenam para a necessidade de investimentos em mais ações de formação continuada a partir do cinema que tematizam à sexualidade. Além disso, acredita-se ser necessário experimentar formações sem querer capacitar, sem verdades universais, transmissão, conscientização, autoridade e com dicotomias entre teoria e prática. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTOS, Ana Cristina Ferreira. Gênero, sexualidade e diversidade na formação de professores da rede municipal de Juíz de Fora. 2012. Dissertação (Mestrado) em Educação - Universidade Católica de Petrópolis.

BASSALO, Lucélia de Moraes Braga. Heteronormatividade ou reconhecimento? Professores e professoras diante da homossexualidade. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 34ª, 2011, Natal. Anais eletrônicos...Disponível em:http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT23/GT23-682%20int.pdf. Acesso em: 25 de Agosto de 2015.

CASTRO, Alexandre Silva Bortolini. Sexualidade, gênero e diversidade: currículo e prática pedagógica. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 35ª, 2012, Porto de Galinhas. Anais eletrônicos...Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT23%20Trabalhos/GT23-1931_int.pdf. Acesso em: 25 de Agosto de 2015.

CÉSAR, Janaína Mariano. O que se passa nos processos formativos? O labor de um êthos na produção de si. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação.

DIAS, Rosimeri de Oliveira. Deslocamentos na formação de professores: aprendizagem de adultos, experiência e políticas cognitivas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.

GALLO, Silvio. Deleuze & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

GUATTARI, F. e ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1986.

JUNIOR, Donald Hugh de Barros Kerr. Cartografias da (trans)formação docente: uma experiência estética com o cinema. 2012. Tese (Doutorado) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Centro de Educação.

KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 6, n. 1, p. 17-27, jan./jun. 2001.

MEDEIROS, Cristiano Sant´Anna; VIERIA, Ana Letícia; VASCONCELOS, Suellen. As narrativas audiovisuais como potencializadoras das discussões sobre gênero e sexualidade. In: Seminário Nacional de Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos, 3º, 2014, Vitória. Anais eletrônicos... Disponível em: http://www.gepsexualidades.com.br/resources/anais/4/1404610017. Acesso em: 19 de Março de 2015.

RIBEIRO, Cláudia Maria. No labirinto da educação infantil as falas de educadoras sobre gênero e sexualidade. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 35ª, 2012, Porto de Galinhas. Anais eletrônicos...Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT23.pdf>. Acesso em: 21 de Agosto de 2015.

RIZZATO, Liane Kelen. Percepções docentes sobre a homofobia na escola: entre dissonâncias e continuidades. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 35ª, 2012, . Anais eletrônicos...Disponível em: <http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT23%20Trabalhos/GT23-2006_int.pdf>. Acesso em: 21 Agosto 2015.

SANTOS, Vera Marcia Marques. Pontes que se estabelecem em educação sexual: um diálogo sobre a formação continuada e os saberes das práticas pedagógicas de professoras no brasil e em Portugal. 2011. Tese (Doutorado) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Centro de Educação.

Downloads

Publicado

29/12/2019

Como Citar

Souza Garcia RAamos, H., & Rodrigues, A. (2019). PESQUISAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COM INTERFACES NA SEXUALIDADE E NO CINEMA. HOLOS, 6, 1–10. https://doi.org/10.15628/holos.2019.5722

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.