APRENDIZAGEM NO TRABALHO: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.5169

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional, Estratégias de Aprendizagem.

Resumo

A forma como uma organização constrói e transmite os seus conhecimentos é fundamental para obtenção do sucesso. O processo contínuo de gestão do conhecimento e da aprendizagem no trabalho tornou-se estratégico para as organizações. Portanto, é relevante o desenvolvimento de pesquisas que aprofundem o entendimento do assunto do ponto de vista formal da organização e da subjetividade do aprendiz e contemplem diferentes variáveis como grau de complexidade da tarefa, valores e crenças do indivíduo acerca da melhor forma de aprender a executar o trabalho. O objetivo deste estudo é analisar a relação existente entre o modo como uma Instituição da Rede Federal de Ensino viabiliza a aprendizagem do conhecimento e as estratégias utilizadas pelos gestores para aprender no trabalho. É resultado de um estudo de caso, com tratamento dos dados através de estatística descritiva, inferencial e análise de conteúdo; e apresenta uma discussão teórica a partir dos construtos Gestão do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional e Estratégias de Aprendizagem. Os gestores da instituição pesquisada percebem que a aprendizagem é viabilizada através do relacionamento e cooperação e a busca de ajuda interpessoal é a estratégia mais utilizada. Concluiu-se que existe conceitualmente, mas não estatisticamente, uma relação entre a aprendizagem no nível organizacional e individual.

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Biografia do Autor

Cíntia Gouveia Costa, IFRN

Mestre em Administração, especialista em gestão de equipes e psicologia organizacional e do trabalho. Atua na área de gestão de pessoas no serviço público com ênfase na área de desenvolvimento humano e saúde do trabalhador.

Lydia Brito, Universidade Potiguar (UnP)

Professora do programa de pós graduação stricto sensu da UNP. Mestre em Sociologia e doutora em Educação pela UFC.Autora e co-autora de diversos livros e artigos.

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Publicado

29/08/2017

Como Citar

Costa, C. G., & Brito, L. (2017). APRENDIZAGEM NO TRABALHO: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS. HOLOS, 2, 393–408. https://doi.org/10.15628/holos.2017.5169

Edição

Seção

ARTIGOS

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