Gestão Ambiental no IFRN – Implementação de uma Política Ambiental Considerando o Papel das Instituições de Ensino no Desenvolvimento Sustentável

Autores

  • Handson Claudio Dias Pimenta
  • Jorge Henrique Bezerra Andrade

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2009.215

Resumo

A preocupação com o desenvolvimento sustentável e ações de gestão ambiental vem ganhando um espaço crescente nas Instituições de Ensino Superior. O Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte – CEFET/RN inserido nesse contexto passou, a reunir esforços e a direcionar ações para possibilitar a sustentabilidade de suas atividades. O presente artigo tem como objetivo geral propor uma política Ambiental para a unidade sede do CEFET/RN refletindo sobre o papel das Instituições de Ensino no Desenvolvimento Sustentável. Trata-se de uma pesquisa-ação que analisou a instituição sob uma perspectiva holística adotando a abordagem de inputs, elementos de processo e outputs, ponto de partida para a sistematização das ações necessárias. Na perspectiva do ambiente interno, foi realizado um levantamento sobre todos os programas, processos e projetos relacionados ao escopo ambiental. A política foi construída a partir da participação efetiva da comissão de gestão ambiental da unidade sede e contempla sua visão e comprometimento em relação das ações de gestão ambiental da instituição. Ela contém 08 diretrizes que tratam respectivamente de: Controle Eficiente de Água e Energia, Uso Racional de Materiais de Consumo, Gerenciamento de Resíduos sólidos, Gerenciamento das Obras Civis, Gerenciamento de Áreas Verdes, Educação Ambiental, Suporte de Recursos e Requisitos Legais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

14/10/2009

Como Citar

Pimenta, H. C. D., & Andrade, J. H. B. (2009). Gestão Ambiental no IFRN – Implementação de uma Política Ambiental Considerando o Papel das Instituições de Ensino no Desenvolvimento Sustentável. HOLOS, 2, 73–93. https://doi.org/10.15628/holos.2009.215

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)